Uma aeronave carregada com 579 kg de cocaína foi interceptada pela Polícia Federal e Força Aérea Brasileira (FAB) em Porto Velho nesta quinta-feira (8). Segundo a PF, o piloto ainda tentou fugir pousando em uma área de pasto, mas os agentes conseguiram abordar o avião e prender o suspeito.
A PF diz que o transporte clandestino da droga foi descoberto durante investigação prévia e essa apuração viabilizou a atuação da FAB para localizar a aeronave, através de caças com base na chamada Lei do Abate.
A ação faz parte de estratégia institucional de enfrentamento do tráfico de drogas transnacional e proteção das fronteiras nacionais.
A ocorrência foi encaminhada à Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia para os procedimentos legais, como contagem e pesagem da droga.
A operação contou com apoio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Rondônia (NOA) e do Grupo Especial de Fronteira da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (GEFRON).