Um homem foi preso em flagrante após um cão ser resgatado vítima de maus-tratos em Guarujá, no litoral de São Paulo, segundo informado pela Polícia Militar Ambiental ao G1 neste domingo (11). De acordo com o Canil Municipal, o cachorro foi encontrado amarrado com um pedaço de fio elétrico a uma das vigas de sustentação do teto do imóvel em que vivia, sem possibilidade de locomoção. Além disso, foram retirados centenas de carrapatos do animal.
Após denúncia de maus -tratos realizada ao Canil Municipal, a Polícia Militar Ambiental foi acionada e foi realizada operação conjunta para o resgate do cão no bairro Pae Cará nesta sexta-feira (9). No local, as equipes entraram em contato com o morador do imóvel apontado na denúncia e, ao ser questionado, ele informou que realmente tinha um cachorro e que o animal estava no interior do terreno, permitindo a entrada da PM e dos profissionais do Canil.
Segundo informado ao G1, o cachorro estava no quintal, amarrado com um pedaço de fio elétrico a uma das vigas de sustentação do teto, sem possibilidade de locomoção. O local estava sujo e não havia perto do cão ração ou água. A PM também relatou que ele estava com a perna direita inchada e com um torniquete, além de grande quantidade de carrapatos, aparência esquelética e falta de força para ficar em pé.
De acordo com a polícia, o tutor do cão informou que estava cuidando dele há alguns meses e que o cachorro estava com a perna machucada porque haviam batido nele há um tempo. O homem não respondeu às autoridades porque não tinha levado o animal para ser tratado.
A veterinária do Canil Municipal elaborou um relatório médico atestando a situação do cachorro e informando que tratava-se de maus-tratos. A PM então prendeu o dono do cão em flagrante e aplicou autuação no valor de R$ 3 mil.
De acordo com a PM Ambiental, o suspeito foi conduzido ao 2º DP de Guarujá, onde foi registrada a ocorrência e ele ficou preso. Já o animal foi apreendido e encaminhado ao Canil Municipal, onde permanece sob os cuidados de profissionais.
A coordenadora do Canil Municipal, Viviane Vargas, explicou que o cachorro estava muito debilitado e é um mestiço de Dálmata. “Ele foi encontrado em estado gravíssimo, havia tantos carrapatos que a pele dele estava cheia de sangue. Ele chegou no canil sem força nenhuma, foi medicado, tomou banho e colocamos uma caminha com cobertor, além de alimentá-lo. Ele estava com muita fome. Deu muita pena da situação dele. Esse sábado ele foi medicado de novo e acreditamos que ele consiga se recuperar! Mas pode haver chance de ter que amputar a perna, ainda vamos ver. Agora o chamamos de Pongo, pelo filme 101 Dálmatas”, conta.
PM Ambiental atuou em operação em imóvel em Guarujá, SP — Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental
Animal está sob cuidados no Canil Municipal de Guarujá, SP — Foto: Divulgação/Canil Municipal de Guarujá
Pongo já ganhou espaço com cama e comida em Guarujá, SP — Foto: Divulgação/Canil Municipal de Guarujá