E o domingo (2) foi de festa para a torcida do Ajax. Jogando em casa, na Johan Cruyff Arena, em Amsterdã, o Joden goleou o Emmen com facilidade por 4 a 0, pela rodada 31 da Eredivisie, e conquistou o seu 35º título da competição de forma antecipada.
O clube de Amsterdã foi a 79 pontos e mesmo que o PSV ainda entre em campo, também neste domingo, contra o Heerenveen, e tenha 64 pontos na tabela, não pode mais ser alcançado pelo rival, a três rodadas do fim do Campeonato Holandês.
O 35º título, que coloca o Ajax muito à frente dos seus principais rivais em número de conquistas – agora são 11 a mais do que o PSV e 20 a mais do que o Feyenoord – foi conquistado com sobras. Isso porque o clube do técnico Erik Ten Hag assumiu a liderança da competição ainda na sexta rodada e, desde então, não saiu mais.
Além disso, o clube holandês também deu a volta por cima após a última temporada, aonde o Ajax liderava a competição quando a mesma foi cancelada por conta da pandemia da COVID-19. Desta forma, não houve um campeão na última campanha. Agora, entretanto, o grito pôde enfim ser entoado por seus torcedores, que não puderam acompanhar a partida deste domingo dentro do estádio, mas fora dele fizeram muita festa.
Entre os destaques deste jogo do título, estiveram em campo dois brasileiros: os ex-são-paulinhos Antony e David Neres, que também tiveram grande importância ao longo de toda a campanha vitoriosa.
Após a conquista, o Ajax volta a campo no próximo domingo (9), quando faz clássico com o Feyenoord, pela rodada 32, fora de casa. Já o Emmen, que segue em 16º na tabela do Holandês e segue na briga contra o rebaixamento, tem partida contra o Groningen, no mesmo dia, como mandante.
Maiores campeões holandeses:
- Ajax – 35 títulos
- PSV – 24 títulos
- Feyenoord – 15 títulos
- Den Haag – 10 títulos
- Sparta Rotterdam – 6 títulos
O jogo
Desde os primeiros minutos da etapa inicial o Ajax mostrou superioridade. Aos 8 minutos, Tadic, artilheiro da equipe no Holandês com 14 gols, quase abriu o placar após recebe passe de Haller. O sérvio finalizou da entrada da área e a bola passou muito perto.
A partir daí, não teve defesa que conseguisse parar o time do Ajax. O primeiro gol saiu aos 10 minutos, após boa jogada construída próxima à área do Emmen, quando o zagueiro Timber finalizou de fora da área, e o goleiro Verrips aceitou. 1 a 0 para os donos da casa.
Depois de abrir o placar, o Ajax seguiu dominando o jogo, mas só voltou a marcar no segundo tempo, quando a porteira foi de vez aberta. Primeiro com Haller, aos 16 minutos, seguido por Rensch, aos 21, e Klaasen, aos 29, que marcaram os últimos três gols da equipe de Amsterdã. 4 a 0 com propriedade e mais um título conquistado pelo maio campeão da Holanda.