O mês de abril registrou o menor número de homicídios já registrados desde 2010, quando a série histórica começou a ser contabilizada. Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Alagoas registrou 82 homicídios em abril deste ano. Já o mesmo mês do ano passado totalizou 124 crimes, o que demonstra uma redução de 33,9%.
Ao analisar os números dos meses anteriores, é possível constatar que os meses de fevereiro e março, que registraram 104 e 84 homicídios respectivamente, também alcançaram marcas históricas na redução de homicídios no Estado. Os dois meses acumularam reduções significativas, que ao serem comparados com meses de anos anteriores, se constata que os dados passam a figurar como os menores já registrados em Alagoas.
O mês de abril também apresentou resultado positivo na capital alagoana, com redução de 21,2% no número de crimes contra a vida. O mês contabilizou 26 crimes, já o mesmo período de 2020 teve um total de 33 mortes.
Já os quatro primeiros meses de 2021 também alcançaram uma marca positiva para a Segurança Pública no enfrentamento à violência. Segundo o NEAC, houve redução de 20,08% no número de mortes violentas no estado.
O comparativo de janeiro a abril de 2021 revela que o período registrou 398 homicídios. Já o mesmo período do ano passado registrou 495 mortes.
Em Maceió, entre janeiro de abril de 2021, foram registrados 119 homicídios, já nos mesmos meses de 2020, foram 145 mortes registradas, indicando uma diminuição de 19,9%.
Para o secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, a diminuição no número dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) é fruto de um grande trabalho de integração entre as forças de Segurança, que atuam todos os dias em defesa do povo alagoano.
“Este é um resultado que ficará marcado na história da Segurança Pública de Alagoas com o registro do melhor mês de abril em comparação com a mesma data nos registros do NEAC. Este marco é fruto do incansável trabalho dos guerreiros e guerreiras das forças de segurança, aliados aos maciços investimentos do governo de Alagoas, que vem possibilitando um avanço significativo nos resultados de violência. Esta redução nos índices também significa que vidas estão sendo salvas em Alagoas. Deixo meu eterno agradecimento a todos da Segurança Pública”, disse o secretário.