Mais de 300 mensagens, entre denúncias, relatos e sugestões, foram encaminhados ao Whatsapp da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) desde que o canal foi disponibilizado à população, na semana passada (dia 26), para fiscalizar irregularidades no transporte público de Maceió.
Uma das principais reclamações do maceioense continua sendo a superlotação nos ônibus urbanos da capital. Apesar das estratégias adotadas para reduzir a movimentação nos coletivos, os transportes continuam cheios, sobretudo, em horários considerados de pico: 5h às 9h e das 16h às 19h.
Além disso, também foram encaminhadas reclamações sobre atrasos em viagens, falta de cordialidade de motoristas e cobradores, e pedidos para oferta de mais veículos em linhas e horários específicos.
Mudanças
De acordo com a SMTT, a partir das reclamações algumas mudanças já estão sendo implementadas: a linha 221 – Saúde/Cruz das Almas, aos sábados, voltará com a viagem no horário de 6h.
Já nas linhas a seguir, foram feitos ajustes no tempo de espera em horários de maior movimento, são elas: 041 – Feitosa/Centro (Term. Cruz. das Almas), 053 – Graciliano Ramos/Centro (via Farol), 048 – Benedito Bentes/Centro e 704 (Benedito Bentes/Ponta Verde).
Tem também a linha 041 – Feitosa/Centro que receberá reforço no horário próximo às 7h, com mais ônibus. As operações aos sábados e domingos passam por análise, para ajustar a oferta para os usuários.
A SMTT não informou, todavia, quais as estratégias para reduzir a superlotação.
Denúncias
O cidadão pode enviar informações, fotos e vídeos via Whatsapp, no número (82) 98134 6858. Outras demandas podem ser encaminhadas através do número: 118, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h da manhã às 19h.