Bombeiros acham 2º corpo em casa de família soterrada por barreira; mãe estava na área da cozinha

Osvaldo, Sílvia, Otávio e Isabele ficaram soterrados por barreira, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Acervo de família/Reprodução

O Corpo de Bombeiros encontrou, na manhã desta sexta (14), o cadáver da segunda vítima de um deslizamento de barreira que atingiu a casa de uma família, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na quinta (13). Sílvia Regina da Silva, de 36 anos, foi localizada sob os escombros no local onde ficava a cozinha da residência, em Cavaleiro.

Sílvia foi encontrada por equipes de resgate que trabalham desde as 18h de quinta, na área do soterramento. O cadáver do filho mais velho dela, Otávio Siqueira, de 16 anos, já tinha sido achado, horas depois do acidente.

Casa foi atingida por barreira, em Cavaleiro, em Jaboatão, na quinta (13), e quatro pessoas da mesma família ficaram soterradas — Foto: Matheus Sampaio/ TV Globo Casa foi atingida por barreira, em Cavaleiro, em Jaboatão, na quinta (13), e quatro pessoas da mesma família ficaram soterradas — Foto: Matheus Sampaio/ TV Globo

As equipes dos bombeiros permanecem na área para tentar localizar o dono casa, o carregador Osvaldo Siqueira, de 39 anos, marido de Sívia, e a filha mais nova do casal, Isabele Siqueira, de 12 anos. Eles também estavam na casa, na 6ª Travessa Murilo Braga.

A informação sobre a descoberta do corpo de Sílvia foi confirmada pela assessoria do Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As equipes encontraram o cadáver da jovem por volta das 10h30, sob a geladeira, segundo os bombeiros.

Inicialmente, as equipes acreditavam que tinham achado o corpo de Isabele. Depois, os parente fizeram o reconhecimento e confirmaram que se tratava de Sílvia Regina.

O deslizamento ocorreu por volta das 17h de quinta. Chovia muito no momento do acidente e o local estava cheio de lama. Os bombeiros foram acionados às 18h.

No início do resgate, na quinta, seis equipes dos bombeiros foram mobilizadas. Na manhã desta sexta, dois grupamentos estavam na área à procura dos desaparecidos.

Uma das dificuldades enfrentadas pelos bombeiros foi isolar o local do acidente. As equipes de resgate contaram com o apoio da Polícia Militar para manter as pessoas afastadas da área.

Dois cães da raça labrador foram levados pelos bombeiros para ajudar nas buscas pelos desaparecidos. Os animais conseguiram localizar o corpo do adolescente.

Moradores da região também se mobilizaram. Eles formaram uma fila indiana para retirar a lama e destroços na área do deslizamento.

Moradores da área onde família soterrada ajudaram a retirar barro, em Cavaleiro, em Jaboatão, no Grande Recife — Foto: Mattheus Sampaio/ TV Globo Moradores da área onde família soterrada ajudaram a retirar barro, em Cavaleiro, em Jaboatão, no Grande Recife — Foto: Mattheus Sampaio/ TV Globo

Prefeitura

 

Por meio de nota, a prefeitura de Jaboatão disse que “lamenta a fatalidade ocorrida na noite de quinta-feira, no bairro de Cavaleiro, e se solidariza com a família nesse momento de perda”.

A administração municipal afirmou, ainda, que “providenciou todo apoio aos familiares, que também serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania”.

Equipes da Defesa Civil se deslocaram ao local do incidente para prestar auxílio social e avaliar o cenário causado pelas fortes chuvas.

Cinco imóveis foram interditados por estarem em situação de risco e os moradores foram transferidos para casas de parentes. “Estas famílias também serão acompanhadas pela assistência social”, acrescentou a nota.

Nesta sexta, disse a prefeitura, a equipe da Defesa Civil estará no local para avaliar a situação de “forma mais minuciosa”.

Na quinta-feira, foram registrados mais de 200 milímetros de chuvas, em Jaboatão, volume equivalente à média de 30 dias do mês de maio e o maior nos últimos 20 anos, de acordo com a prefeitura.

Outros desabamentos

Em Paulista e Jaboatão dos Guararapes, barreiras deslizaram e moradores saíram de casa

Além desse caso, houve outros deslizamentos. Em Jardim Monteverde, onde cinco casas foram atingidas. Uma mulher sofreu ferimentos leves.

De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil esteve no local e, de imediato, interditou dois imóveis que foram atingidos pelo deslizamento de barreira.

“Outros cinco imóveis serão novamente vistoriados amanhã [sexta], visto que os proprietários não se encontravam no local quando do atendimento à ocorrência junto à Defesa Civil”, informou a administração municipal, em nota.

A orientação do órgão foi para que as pessoas buscassem acolhimento em casa de parentes, até a nova vistoria.

Ainda de acordo com a prefeitura, houve outro deslizamento com registro de ferimentos leves, em Sucupira.

Também por meio de nota, a administração municipal disse que o fato aconteceu na Rua Maria do Socorro Uchôa. “Uma criança sofreu ferimentos leves”, informou o comunicado.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário