O Papa Francisco fez dois padres brasileiros caírem na gargalhada nesta quarta-feira, dia 26, enquanto cumprimentava fiés na Praça São Pedro, no Vaticano, após realização da Audiência Geral. Em resposta a um deles, que pediu ao pontífice que rezasse pelo Brasil, o argentino já exibiu um sorriso no rosto antes de fazer a brincadeira, que foi filmada e agora já tornou-se viral nas redes sociais: “O Brasil não tem salvação, é muita cachaça e pouca oração”.
— E foi assim num clima de muita familiaridade. Logo depois ele já concluiu dizendo que rezava sempre pelo Brasil e que tinha um carinho muito grande pelos brasileiros. E ali ele continuou seguindo cumprimentando as pessoas. Realmente foi um momento muito descontraído — afirmou o padre Carlos Henrique, autor do vídeo.
O sacerdote da diocese de Divinópolis (MG) explicou ao EXTRA que havia combinado com um colega, o padre João Paulo Victor, da diocese de Campina Grande (PB), que ele seria hoje seu cameraman, na expectativa de que recebessem uma pausa especial do Papa enquanto ele percorria o espaço na praça cumprimentando os fiéis, como costuma fazer às quartas-feiras.
— No final da audiência o papa foi cumprimentando as pessoas e, num determinado momento, ele veio na direção onde nós estávamos e foi quando o padre João Paulo teve a oportunidade de saudá-lo. Naquele momento, o padre João Paulo disse pra ele: Santo padre, reze pelo Brasil. E naquela hora, o Papa olhou pra gente no clima de muita proximidade, de muita descontração, respondeu: Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração — relatou Carlos Henrique.
Ainda se divertindo com a situação, o padre disse que mesmo enquanto andavam pelas ruas de Roma eles não conseguiam parar de rir.
— Quando a gente saiu dali, nós paramos várias vezes pra rir na rua só de lembrar da cena. Dá pra ver no vídeo a descontração ali. Ele brinca realmente com a gente.
Padre Carlos comentou ainda ter ficado muito surpreso com a reação do Papa Francisco, mas ressaltou ter sentido, ao mesmo tempo, muita felicidade.
— O Papa, a principal autoridade da Igreja Católica, o representante de Cristo, o sucessor de Pedro, um líder como ele, de repente brincar com essa intimidade, com essa familiaridade, com dois padres desconhecidos. Foi uma surpresa muito grande e ao mesmo tempo uma alegria indizível. Foi muito bacana. E a gente não imaginou, primeiro, que a coisa viralizasse como viralizou. Parece que no Brasil está tendo uma repercussão muito grande. A gente não imaginou que as pessoas pudessem se sentir tão tocadas pelo vídeo. De fato, nesse cenário de pandemia, triste, que o Brasil tem vivido, que o mundo tem vivido, acho que foi uma oportunidade de provocar boas gargalhadas. Ali o Papa expressa o carinho, o amor que ele tem pelo Brasil e essa brincadeira que ele fez com a gente realmente foi uma brincadeira num sinal, num contexto de muita proximidade, de muita liberdade.
Segundo Carlos Henrique, a volta do padre João Paulo para o Brasil está marcada para daqui a uma semana, então esta quarta-feira seria a última oportunidade que ele teria de receber um cumprimento especial do Papa Francisco.
— Eu ainda brinquei com ele: olha, você vai e eu vou ser seu cameraman, e hoje você vai conversar com o Papa e eu vou fotografar. A gente não esperava que isso pudesse realmente acontecer. E aconteceu — celebrou.