O estado de Alagoas vem obtendo resultados positivos na redução de casos de clonagem de veículos nos últimos meses, isso se deve as mudanças realizadas nos serviços de emplacamentos que foram implantados realizada nos últimos meses.
No ano passado, o DETRAN-AL lançou uma portaria alterando os procedimentos de emissão de placa veicular em todo o estado. O novo formato trouxe mais segurança ao usuário, através da introdução de ferramentas e recursos tecnológicos, tais como: reconhecimento facial, biometria, registro das etapas de instalação da placa, serviços pré-agendados com atendimento somente por delivery e drive-thru.
Ações essas que vem contendo a atuação de empresas que estavam em situação irregular no mercado
Segundo Associação dos Fabricantes e Estampadores de Placas Veiculares de Alagoas- AFEPVAL, a redução de irregularidades e dos casos de placas clonadas são visíveis após as mudanças:
“Após a implantação da Portaria 700/2020, aqui no Estado de Alagoas, as coisas mudaram muito e para melhor, para as empresas estampadoras de placas automotivas. O empresário desse ramo agora pode dizer que é dono de seu negócio, pois anteriormente, em alguns casos, quem mandava eram os atravessadores, que ditavam preços, diziam quanto iriam pagar e acabavam prejudicando diretamente o lojista e o cidadão que necessitava do serviço.” afirma o presidente da Associação Wagner.
Ele afirma ainda que a portaria trouxe para o mercado maior segurança, e qualidade nos serviços e que não existe mais no mercado guerra de preços e má qualidade no atendimento ao cidadão: “Em qualquer estampadora que o usuário chegar tem a certeza do bom atendimento, da qualidade do produto, serviço e o melhor, da segurança de que está adquirindo um produto certificado e idôneo”, reforça Wagner.
As recomendações foram direcionadas às empresas credenciadas que comercializam placas veiculares em todos os municípios. Elas permitem uma fiscalização e controle dos sistemas com maior rigor.
A partir da implantação dessas mudanças, o cidadão além de ter mais comodidade, também se sente mais seguro em todas as etapas do processo, como por exemplo, os pagamentos, que estão sendo realizados por meios digitais rastreáveis e a nota fiscal que é obrigatoriamente encaminhada diretamente ao usuário do serviço via SMS ou e-mail.
Também estão sendo disponibilizados aos clientes os horários e datas disponíveis para o agendamento do serviço de emplacamento, onde o ele consegue escolher, dentre as opções disponíveis, a agenda desejada.