Segundo o jornal The New York Times, a Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) estuda fazer uma grande mudança no formato dos mata-matas da Champions League.
De acordo com o veículo, a entidade quer revolucionar as semifinais e a grande final da competição, montando um sistema de “Final Four” em uma cidade-sede única.
Explica-se: no novo formato, haveria uma “semana decisiva” da Liga dos Campeões em uma única cidade, com as duas semis e a decisão, todas em jogos únicos.
Seria um sistema similar ao que ocorre, por exemplo, na Champions League de futsal (também organizada pela Uefa) ou na Euroliga de basquete.
Segundo o NY Times, a vontade da entidade europeia em fazer as alterações se deve ao inesperado sucesso ocorrido na reta final da edição 2019/20 da Champions.
Na ocasião, a competição teve que ser interrompida pela pandemia de COVID-19, e depois foi retomada em mata-matas enxutos, todos disputados em jogos únicos em Lisboa (Portugal).
“O formato tradicional de partidas de ida e volta foi abandonado e trocado por um mata-mata de oito times em uma cidade única. O novo formato, nascido a partir da crise, foi um sucesso absoluto, produzindo partidas emocionantes e imprevisíveis, que resultaram em audiências absurdas ao redor do planeta”, escreveu o jornal norte-americano.
“As mudanças foram um sucesso tão grande que os organizadores da Liga dos Campeões estão, de fato, considerando seriamente torná-las permanentes”, completou.
O plano da Uefa é fazer a Champions Week em uma sede única, com os dois jogos de semifinal e a grande decisão.
A cidade que receberia o grande evento também teria uma série de shows, atrações e muitos outros eventos, em um clima similar ao do Super Bowl, a grande decisão da NFL.
Ainda não há uma data em que essa mudança poderia acontecer, mas, de acordo com o diário, as discussões estão em curso.