O tornado que atingiu a cidade de Campos Novos, no Oeste de Santa Catarina, na noite de sexta-feira (28) danificou 288 residências, mais de 20 indústrias e uma escola. Segundo o balanço da prefeitura, 1,7 mil foram afetadas pelo fenômeno que atingiu uma velocidade de 123 quilômetros por hora.
Duas pessoas com ferimentos leves foram levadas ao hospital da cidade e receberam alta no sábado (29). A prefeitura decretou situação de emergência.
Tornado foi responsável por destelhamentos e tombamento de caminhão no Oeste de SC, diz Defesa Civil
Desde a madrugada de sábado (29), Defesa Civil Estadual e municipal, funcionários da prefeitura e moradores fazem o restauro dos estragos. A expectativa é de que até o fim da manhã desta segunda-feira (31), todas as residências estejam restauradas.
Mesmo com o grande número de pessoas afetadas, os moradores que não conseguiram passar as últimas noites em casa foram remanejados para residências de famílias e amigos. A cidade tem cerca de 36,5 mil habitantes.
Além de Campos Novos, Videira e outras cidades do Oeste também foram atingidas por ventania. Na tarde de domingo (30), 68,5 mil unidades estavam sem energia elétrica no Estado. As equipes das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) trabalham para restabelecer o serviço, mas não há previsão.
Em Videira, quatro torres de transmissão da energia elétrica caíram entre a noite de sexta e madrugada de sábado (29). Um caminhão também tombou.