O músico Roger Waters deu uma resposta pública e enfática à proposta milionária feita pelo empresário Mark Zuckerberg para usar o hit ‘Another Brick in the Wall’, um dos maiores clássicos do Pink Floyd, em uma peça publicitária para as redes sociais Instagram e Facebook.
O artista de 77 anos expôs a oferta recebida por ele e deu sua resposta enfática em participação em uma conferência chamada ‘Free Assange Forum’, voltada para defesa do jornalista e ativista sueco Julian Assange. Assista ao vídeo com a declaração da Waters no fim do texto.
“É uma carta do Mark Zuckerberg para mim”, afirmou Waters com a versão impressa do email em suas mãos. “Chegou hoje de manhã, com uma oferta de muito, muito dinheiro e a resposta é vá se f****! Nem f******! E só exponho isso porque há um movimento incessante deles pela posse de absolutamente tudo”.
Ele leu alguns dos termos da proposta, que daria a Zuckerberg direitos plenos de uso da canção como melhor entendesse. Em um trecho o empresário afirma que o “sentimento central dessa música ainda é muito predominante e necessário hoje”.
Waters então afirmou: “Ainda assim, eles querem usar para fazer o Facebook e o Instagrama maiores e mais poderosos do que já são, censurando a todos nós nessa sala e impedindo que a história de Julian Assange chegue ao público e as pessoas questionem ‘Como assim? Como assim?! Não. Chega!’”.
O músico encerrou sobre o tema lembrando do início controverso do Facebook, criado por Zuckerberg durante seu período na Universidade Harvard para “dar notas” às suas colegas de universidade. Roger Waters concluiu afirmando: “E aqui está ele, um dos idiotas mais poderosos do mundo”.
“¡Vete a la chingada!”: @rogerwaters a Mark Zuckerberg. El músico contó que le ofrecieron “una gran cantidad de dinero” por permitir el uso de Another brick in the wall II para promover Instagram. Lo narró en un acto por la libertad de Julian Assange (@Wikileaks)#VideosLaJornada pic.twitter.com/gEVqaor8Eo
— La Jornada (@lajornadaonline) June 12, 2021