Moradores dos loteamentos Eldorado, Imperial, Luar do Francês e Encontro do Mar, em Marechal Deodoro, reclamam que a falta de calçamento no local está causando uma série de transtornos durante a quadra chuvosa. A assistente social Cícera Chavin, moradora do Eldorado, conta que tem encarado um verdadeiro raly para sair e voltar para casa em dias de chuva como hoje.
“Estou impossibilitada de sair de carro”, disse ao se deparar com a rua alagada e com o longo trecho sem pavimentação. Encarar a lama tem sido um desafio até para quem se desloca com motocicleta (vídeo abaixo).
O problema não é novo. Cícera conta que mora no local há cerca de um ano e logo que se mudou teve um prejuízo de quase R$ 4 Mil com o carro, que ficou atolado na lama. Ela mostra que entrou em contato com a Prefeitura, solicitando uma avaliação técnica da área, mas não obteve resposta.
Nos outros loteamentos, a situação não é diferente. No Luar do Francês, por exemplo, diversas ruas estão intransitáveis devido ao acúmulo de água por conta das chuvas. Na Rua Recife, via de acesso a rodovia estadual AL-215, existe há meses uma cratera que vai de um lado a outro da rua, impossibilitando muitas vezes a passagem de veículos. Já na Rua Fortaleza, a água da chuva está represada e chegou a invadir algumas casas.
“Esta semana, a Prefeitura desenvolveu medidas paliativas no Luar do Francês, através do Programa Prevenir, mas o problema é tão grande que não consegue ser solucionado definitivamente. É como se tivessem enxugando gelo. As ruas continuam alagadas uma vez que o trabalho que precisa ser feito é de drenagem, nivelamento de rua, escoamento de águas pluviais e pavimentação. Se isto não for feito, todos os anos, a Prefeitura vai continuar gastando dinheiro público em vão apenas como medidas paliativas. Além das ruas alagadas, sofremos com o mau cheiro e insetos. Até o recolhimento de lixo é prejudicado já que os garis não conseguem entrar nas ruas”, disse um morador que preferiu ter a identidade preservada.
“A Secretaria de Infraestrutura e Obras de Marechal Deodoro informa que as ruas em questão vem recebendo manutenção e já conta com um projeto de drenagem e pavimentação da via.
Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Marechal Deodoro já pavimentou mais de 100 ruas por meio do programa Pavimenta Ação. O município está dando continuidade ao programa e pretende pavimentar o máximo de ruas possíveis, tendo em vista que hoje, Marechal Deodoro conta com mais de 300 ruas ainda não pavimentadas.
Em períodos de fortes chuvas, algumas vias são prejudicadas com os temporais. Com isso, o programa municipal PREVENIR – Comitê de Prevenção às Enchentes vem realizando o trabalhado de melhoramento de acesso, patrolamento das ruas e implantação de bombas para a drenagem das águas acumuladas”, diz a nota.