O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União os editais com datas e regras para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies).
Os candidatos que fizeram o Enem 2020, em janeiro último, poderão usar as notas pela primeira vez. Isso porque, na seleção do 1º semestre desses processos, foram aceitas notas de edições anteriores.
Os desempenhos dos candidatos no Enem 2020 foram divulgados em março, após a abertura dos editais dos programas de acesso ao ensino superior. O atraso ocorreu devido ao adiamento do Enem, por causa da pandemia.
O Prouni e o Sisu só aceitarão as notas do Enem 2020. A edição teve alto índice de abstenção, mais da metade dos candidatos não foram fazer as provas. O edital do Fies prevê o uso das notas do Enem de 2010 a 2020.
Em maio, a pasta já havia divulgado as datas de previsão de abertura das inscrições. Os editais, agora, confirmam a informação.
Confira abaixo as datas:
- Prouni: de 13 a 16 de julho
- Fies: de 27 a 30 de julho
- Sisu: de 3 a 6 de agosto
Embora em maio o MEC tenha informado o prazo de abertura das vagas remanescentes do Fies, o Diário Oficial desta segunda não traz informações sobre este processo específico. A previsão do ministério é que o processo ocorra de 8 a 10 de setembro e de 27 a 29 de outubro.
Prouni
O Prouni oferece bolsas de estudos para que estudantes possam arcar com o custo das mensalidades em universidades particulares. Há bolsas integrais, com o valor total, e parciais, de 50%.
As inscrições para o segundo semestre abrirão em 13 de julho e se encerram às 23h59 de 16 de julho. Serão aceitas somente as notas do Enem 2020.
Poderá concorrer à bolsa do Prouni quem:
- Fez ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em escola particular
- É estudante com deficiência, de escolas públicas e privadas
- Não tem diploma de graduação
- Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020
- Tirou 450 pontos na média das notas do exame
- Não zerou na redação
- Tem renda familiar mensal bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral
- Tem renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%)
- Ser professor da rede pública trabalhando na educação básica – independente da renda
Após o resultado da primeira chamada, os candidatos precisarão apresentar, junto às instituições de ensino, os documentos que comprovem que se enquadram nos requisitos para concorrer ao benefício. Confira abaixo as datas anunciadas pelo MEC:
Prouni do 2º semestre de 2021:
- Inscrições: 13 a 16 de julho
- 1ª chamada: 20 de julho
- Comprovação das informações: 20 a 28 de julho
- 2ª chamada: 3 de agosto
- Comprovação das informações: 3 a 11 de agosto
- Inscrição na lista de espera: 17 e 18 de agosto no site http://siteprouni.mec.gov.br
- Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 20 de agosto
- Comprovação das informações: 23 a 27 de agosto
Fies
O programa de Financiamento Estudantil (Fies) oferece crédito para estudantes pagarem as mensalidades em instituições privadas com juros zero ou variados, conforme a renda do candidato. As inscrições abrem em 27 de julho e se encerram às 23h59 de 30 de julho. O programa oferece financiamento com:
Juro zero: voltado a estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
Juros variados (P-Fies): direcionado a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
O candidato poderá usar a nota do Enem desde a edição de 2010 até a de 2020. Confira abaixo as datas confirmadas pelo edital:
Fies do 2º semestre de 2021
Inscrições: de 27 a 30 de julho
Resultados (pré-selecionados): 3 de agosto
Complementar inscrição: 4 a 6 de agosto, no site http://fies.mec.gov.br
Convocação da lista de espera: 4 a 31 de agosto (quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera).
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes para vagas em universidades públicas. Mas, por causa da pandemia, o Sisu do primeiro semestre abriu antes da realização do Enem 2020 (que foi feito em março). Os candidatos puderam usar as notas de outras edições do exame.
No segundo semestre, a seleção abrirá em agosto. Nesta etapa, os candidatos só poderão usar as notas do Enem 2020. Para isso, o candidato não poderá ter zerado na redação nem ter participado da edição como “treineiro”.
Confira abaixo o calendário previsto:
Sisu do 2º semestre de 2021
Inscrição: 3 a 6 de agosto por meio do site http://sisu.mec.gov.br
Resultado: 10 de agosto
Período de matrícula: 11 a 16 de agosto
Inscrição na lista de espera: 10 a 16 de agosto
A divulgação da lista de espera por turno, curso e modalidade de concorrência deverá ser feita pelas instituições de ensino. O edital prevê que é responsabilidade do candidato acompanhar as páginas eletrônicas das instituições para não perder os prazos.