O prédio que colapsou parcialmente em Surfside, na região de Miami, foi demolido completamente na madrugada desta segunda-feira (5) nos Estados Unidos.
A medida foi adotada antes da possível chegada da tempestade tropical Elsa e após um total de 24 mortos e 121 desaparecidos no desastre.
A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, confirmou que já foi dada a autorização para que as equipes retomem as buscas por vítimas nos escombros.
Na sequência, os novos destroços foram retirados para que as equipes de resgate pudessem começar a entrar em partes da garagem subterrânea em busca de bolsões de ar que possam abrigar possíveis sobreviventes.
Na manhã de domingo, a tempestade tropical Elsa estava na costa da Jamaica com ventos de 100 km por hora. Nesta segunda-feira, a tempestade deve atravessar Cuba e atingir o oeste da Flórida até terça-feira.
As famílias entendem que o trabalho precisava ser feito, disse a prefeita do condado de Miami Dade, Daniella Levine Cava.
O receio com o resto do complexo fez com que as buscas tivessem sido interrompidas na quinta-feira (depois elas foram retomadas).
Nenhum sobrevivente foi retirado dos escombros desde as primeiras horas após o colapso, em 24 de junho.
Não se sabe ainda por que o prédio caiu. Um relatório de 2018 apontava que havia deficiências estruturais. Agora, essas são o foco do inquérito que está sendo examinado.