Dois irmãos, sendo um homem e uma mulher, foram presos por extorsão e associação criminosa na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Polícia Civil, eles aplicavam golpes em homens idosos, em sua maioria ricos, que eram abordados em redes sociais e sites de relacionamento.
Segundo a polícia, a dupla foi presa na sexta-feira (2), mas o caso só foi divulgado nesta segunda-feira (5). Os nomes e idades deles não foram divulgados. Os irmãos tinham dois tipos principais de golpe, ambos iniciados com a troca de mensagens por aplicativos, segundo a polícia.
“O crime era cometido contra pessoas mais idosas do sexo masculino. Eles escolhiam essa vítima através de sites de relacionamento. O passo seguinte era trocar o telefone, começar a conversar pelo WhatsApp e essa conversa ia progredindo”, contou o delegado Ivaldo Pereira, responsável pelo caso e titular do Grupo de Operações Especiais (GOE).
A dupla trocava mensagens e fotos com os homens, imagens essas muitas vezes coletadas pela internet, segundo Pereira. “É preciso ter cuidado nesses sites de relacionamento, ter cuidado nessas trocas de mensagens É perceptível que as fotos são fotos de internet, que não eram fotos reais”, afirmou.
De acordo com ele, em uma das modalidades do golpe, o suposto pai da garota entrava em contato com as vítimas e dizia que havia descoberto o relacionamento virtual com a filha, que seria menor de idade.
“Uma pessoa do sexo masculino que simulava ser o pai da garota […] e passava a extorquir dinheiro, dizendo que, se não pagasse, ele iria à delegacia”, explicou.
O segundo método utilizado pelos criminosos era estabelecer uma relação mais duradoura com a vítima. “Temos fotos de pessoas amarradas no chão, uma simulação do sequestro, onde o suposto irmão da autora, a criminosa, em tese, havia sido sequestrado. O senhor, que já tinha nutrido um sentimento pela garota, terminava por pagar aquele dinheiro”, afirmou o delegado.
De acordo com o delegado, dois homens que foram vítimas do golpe já foram identificados.