Os fãs de Shakira especulam que a cantora colombiana esteja assumindo sua homossexualidade a partir de indícios encontrados por eles tanto em sua nova música, “Don’t Wait Up”, quanto na identidade visual adotada pela artista em suas redes sociais. Como os detetives da internet não têm limites, vamos mostrar a seguir os argumentos que levam esse grupo de fanáticos a acreditar que a intérprete de “Waka waka” tenha se assumido lésbica.
Esta semana, Shakira mudou sua imagem de perfil no Twitter por um degradê que mistura as cores de rosa, laranja e branco. Estas cores representam o que seria um modelo mais moderno da bandeira do orgulho lésbico, em substituição à tradicional bandeira roxa, com um triângulo na cor preta e um machado branco em seu interior. Os fãs imediatamente concluíram que essa era a maneira de Shakira de dizer sutilmente que se identificava como lésbica. Uma pessoa twittou: “Shakira vai dizer alguma coisa sobre a bandeira lésbica”. “Então Shakira é lésbica ou tudo isso foi apenas para chamar a atenção?”, escreveu outra fã. “Shakira está vindo? Sim saindo, eu conheço uma bandeira lésbica quando vejo uma, garota”, questionou uma terceira internauta.
Outros seguidores lembraram que Shakira tem um relacionamento de longa data com jogador de futebol do Barcelona, Gerard Piqué, há mais de dez anos. O craque chegou inclusive a participar do videoclipe da cantora para a a canção “Waka Waka (This Time For Africa)” em 2010. Em 2011, o casal tornou público o seu romance, dois anos depois, deu as boas-vindas ao primeiro filho Milan e em 2015 o casal teve seu segundo herdeiro, Sasha.
Há muitos anos especula-se que o relacionamento de Shakira e Piqué seja apenas de aparências e que a união entre a cantora e o jogador tenha surgido como uma estratégia de marketing de imagem depois que o zagueiro espanhol teria sido flagrado em “momentos íntimos” com o atacante sueco Zlatan Ibrahimović em um estacionamento.
A verdade é que, recentemente, algumas escolhas de cores e iluminação feitas por diretores e cineastas têm sido comumente interpretadas como referências à sexualidade de personagens e/ou pessoas em cena. Em um episódio recente da série ‘Loki’, espectadores apontaram o “bissexual lighting” (iluminação bissexual em tradução livre), em que a luz e as cores usadas em cena refletiriam a bissexualidade do protagonista, o que acabou sendo confirmado com o desenrolar da história. As mesmas cores, que vão do azul, passando pelo roxo e rosa, são vistas no no videoclipe da Shakira, que ainda traz adicionalmente as cores alaranjadas.