O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) segue desempenhando seu papel na prevenção de acidentes em todo o estado através das blitz e operações de averiguação da Lei Seca. Só nos primeiros seis meses de 2021, foram realizados 6.462 testes de alcoolemia (o teste do bafômetro), dentre os quais foram constatadas 116 situações de condutores com níveis de álcool acima do permitido.
Durante o trabalho das operações, veículos também foram recolhidos, totalizando 67 deles encaminhados ao pátio do Detran por irregularidades constatadas no momento da abordagem. Os dados são da Chefia de Segurança no Trânsito, setor responsável pelas estatísticas das operações.
A Operação Lei Seca também investiu esforços em campanhas de conscientização. Nos seis meses de 2021, foram realizadas 27 ações educativas em todo o estado de Alagoas, para orientação de condutores, motociclistas e pedestres sobre os perigos de beber e dirigir, além de recomendações gerais para um trânsito mais seguro.
Para Sérgio Ronaldo de Oliveira, Subchefe de Planejamento da Fiscalização, as ações nunca deixaram de ser importantes, mesmo durante momentos mais difíceis da pandemia.
“Mesmo quando os decretos estavam mais rígidos nós não deixamos de realizar a fiscalização, como mostram os números. Agora, com decretos mais leves por conta da diminuição de ocupação das UTI’S, continuamos nas ruas, cumprindo todos os protocolos de contra a COVID-19 durante as fiscalizações, além de pedirmos a colaboração da população para salvar vidas e evitarmos acidentes”, pontuou.
O Detran/AL alerta aos condutores sobre os perigos da mistura entre álcool e direção e conta, mais uma vez, com a conscientização geral para evitarmos acidentes no trânsito: se beber, não dirija!