O Ministério da Economia informou que a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional foi alvo de um ataque cibernético na noite da última sexta-feira (13).
Segundo nota divulgada pela pasta neste sábado (14), no ataque, foi utilizado um ransomware, um tipo de vírus que impede o acesso às informações armazenadas em um dispositivo.
Nesse tipo de ataque, os cibercriminosos geralmente tentam forçar a vítima a pagar para resgatar o acesso ao sistema.
Conforme o Ministério da Economia, “medidas de contenção” foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal foi acionada para apurar o caso.
Ainda segundo a pasta, especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital estão avaliando os “efeitos da ação criminosa”. O Ministério não deu mais detalhes a respeito dos possíveis danos causados pelo ataque cibernético.
“Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas”, diz a nota da Economia.
Nota
Leia a íntegra da nota do Ministério da Economia sobre o ataque hacker:
Foi identificado na noite de sexta-feira (13/8) um ataque de ransomware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional.
As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada.
Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital.
Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas.
Novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência.