O Hospital Geral do Estado confirmou nesta quinta-feira (19) a morte da idosa Maria Izabel de Jesus dos Santos, de 101 anos, que vivia em situação de abandono em uma residência alugada no bairro de Jatiúca, em Maceió. A anciã teve a morte decretada às 6h14 de hoje, em decorrência de um derrame pleural bilateral.
A idosa foi resgatada na última quarta-feira, dia 11, pelas forças de segurança, a pedido do Ministério Público Estadual de Alagoas, atendendo denúncia de vizinhos da idosa. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a residência onde a idosa foi encontrada não oferecia nenhum tipo de conforto ou segurança. Ela sobrevivia da ajuda de vizinhos, uma vez que a família não prestava os mínimos cuidados, como alimentação, higienização e medicação. A anciã foi encontrada em uma cama e bastante debilitada, além de apresentar grave lesão vascular infecciosa na perna direita. RELEMBRE AQUI.
Ainda de com o HGE, nenhum familiar da anciã compareceu ao hospital durante o período da sua internação.
Ministério Público
O Ministério Público do Estado de Alagoas vai instaurar inquérito civil para apurar a responsabilidade dos familiares da idosa Maria Izabel de Jesus dos Santos, de 101 anos, que estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE) e, no início da manhã desta quinta-feira (19), morreu em decorrência de um quadro de derrame pleural. No último dia 11, após mobilização do Núcleo de Defesa do Idoso do MPAL e da rede de proteção à pessoa idosa, ela foi resgatada de sua residência, no bairro da Jatiúca, em estado de abandono e já apresentava delicado quadro de saúde.
O inquérito civil para apurar o porquê daquela senhora estar vivendo sozinha, sem qualquer assistência familiar, será conduzido pela promotora de Justiça Dalva Tenório, titular da 59ª Promotoria de Justiça da capital, que tem atribuição para atuar na área de crimes contra idosos. “Vamos requisitar informações ao HGE sobre o tratamento que ela recebeu no hospital e ouviremos, claro, os vizinhos. Em constatando que houve desídia ou abandono por parte dos familiares, eles serão devidamente responsabilizados”, informou ela.
O primeiro passo para essa apuração será a oitiva dos vizinhos, que havia algum tempo, estavam fazendo o papel dos parentes ao cuidar da senhora Maria Izabel de Jesus dos Santos.