Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (31), os integrantes do Núcleo Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) planejaram ações pedagógicas e institucionais para os próximos meses. Com uma nova composição, a órgão já atuará nas eleições suplementares em Campo Grande, que acontece dia 12 de setembro, com a disponibilização de um canal direto para denúncias de notícias falsas através de telefone do aplicativo Whatsapp.
“Nos próximos dias já disponibilizaremos um contato para que os eleitores de Campo Grande possam denunciar casos de desinformação na eleição suplementar próxima. Além disso, entregaremos aos alagoanos um canal de denúncia online diretamente no portal do TRE e organizaremos eventos, em parceria com as instituições que compõem o Núcleo, para levarmos conceitos de informação midiática e informacional, orientando como a checagem de informação pode ser feita”, explicou o juiz Maurício César Breda Filho, presidente do Núcleo.
“Atuaremos de maneira didática quanto à prevenção e, energicamente, quando forem detectados casos concretos aqui em Alagoas. As pessoas não podem continuar sendo influenciadas por informações falsas e, sem medidas, orquestrarem ataques às instituições públicas”, ressaltou o magistrado.
Compõem o Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE de Alagoas a procuradora regional eleitoral, Raquel Teixeira, o delegado Francisco Medson Lima Maia, delegado da Polícia Civil, o delegado Leonardo de Lima e Silva, da Polícia Federal, o tenente coronel Azevedo, da Polícia Militar, o advogado Gustavo Callado, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Izaías Barbosa, o diretor-geral do TRE, Maurício Omena e os servidores Luiz Araújo Neto, da Secretaria de Tecnologia da Informação, e Flávia Gomes de Barros, da Assessoria de Comunicação Social.
Fonte:
Veja Mais
Prefeito proíbe músicas de funk em escolas: ‘Cortar pela raiz’
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, publicou um decreto que proíbe a execução de músicas...
Após decisão da Meta, Moraes diz que redes têm de respeitar leis apesar de ‘bravatas de dirigentes irresponsáveis’
Empresa dona do Facebook e do Instagram, anunciou que está encerrando seu programa de verificação de fatos. STF já teve embate com X, do Elon Musk, após plataforma desrespeitar decisões judiciais.
Saiba quem é Sidônio Palmeira, novo ministro da secretaria de Comunicação do governo Lula
Publicitário foi responsável pela campanha vitoriosa de Lula em 2022. A previsão é que Sidônio assuma oficialmente o cargo na próxima semana.
‘Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui’, diz Lula em evento que marca o 8 de janeiro
Presidente também afirmou que se considera um 'amante da democracia', pois entende que muitas vezes maridos amam mais as amantes do que as próprias companheiras.
Novo edital traz reserva de vagas para PcD no concurso da Polícia Penal de Alagoas Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE/AL planeja ações