A partir do mês de setembro de 2021, os alunos que emitirem a guia para as aulas práticas das categorias A (de motocicletas) e ACC (as “cinquentinhas”) passarão a ter monitoramento por câmeras em todos os Centros de Formação de Condutores de Alagoas (os CFC’s). A resolução veio através da publicação da portaria nº 173 de 2021, feita pelo Detran/AL.
O processo de videomonitoramento segue o que está previsto na portaria 173/2021, do Departamento Estadual de Trânsito e na Resolução do CONTRAN nº 789/2020 na qual traz a implantação para a categoria “ACC” e “A”, correspondentes aos condutores de motocicletas e ciclomotores, referente à implantação do sistema eletrônico de anotação, transmissão e recepção dos relatórios de avaliação, que serão feitos pelos instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFC).
Com a instalação do sistema, os erros e acertos serão identificados e poderão servir como método de aprendizado, tanto para o aluno como para o instrutor. Além disso, o sistema permite ao Detran/AL e CFCs um controle necessário de como o serviço está sendo ofertado, garantindo maior segurança para todos os envolvidos.
Pais e alunos também poderão acompanhar seu desempenho durante a aula prática. Além disso, o instrutor tem um controle maior da evolução do aluno a cada aula, como já é realizado nas demais categorias
Os relatórios de videomonitoramento passam a ser, também para as categorias A e ACC, requisito para a obtenção da carteira de habilitação em Alagoas, a partir de setembro de 2021. A medida visa oferecer maior segurança aos candidatos e instrutores durante a realização das aulas práticas, além de proporcionar ao Detran de Alagoas ferramentas que permitam um acompanhamento pedagógico.