Samara Felippo usou o Stories do Instagram para comentar a polêmica envolvendo Marina Ruy Barbosa, que há alguns dias compartilhou em suas redes sociais imagens de crianças ruivas vendo uma foto sua em um shopping – com a frase “representatividade ruiva”. A expressão foi bastante questionada na web, e Samara, que é mãe de duas meninas negras, Alícia, de 12 anos, e Lara, de 8, que ela teve com o ex-marido, o jogador de basquete Leandrinho, resolveu discutir a questão.
“Vim aqui falar rapidinho sobre o caso da Marina Ruy Barbosa, que nem estava sabendo. Há uma problemática aí sim. Eu não tô aqui para apedrejar a Marina, julgar, eu sou contra o linchamento virtual. Mas eu achei um vídeo que fala tudo que eu queria falar que explica bonitinho isso, de alguém mais capacitado que eu, que falo muito da representatividade da criança negra sobretudo por conta das minhas filhas”, disse Samara nesta quarta-feira (1).
Ela ainda fez uma observação sobre o peso de “representatividade”. “Essa palavra ‘representatividade’ não pode vir vazia e sem contexto. Só lembrar uma coisa, óbvio que uma criança vai olhar pra Marina, vai olhar pra Ariel, vai olhar pra Viúva Negra e se identificar, isso é fato”, afirmou a atriz, mostrando o link para o vídeo da também atriz Caroline Sodré explicando o que é representatividade e sua dinâmica.
“O que a gente tá falando é: essa criança ruiva morre por causa disso? É excluída por causa disso? Essa mãe tem que lutar por alguma coisa porque essa criança ruiva está sofrendo e não se vê em lugar nenhum, quer mudar seus traços, seu cabelo, sua pele por conta disso? É só reflexão, gente”, disse Samara.