Após a morte por afogamento do turista pernambucano Carlos Henrique Araújo Silva, de 22 anos, na Praia do Francês, o Corpo de Bombeiros informou, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 28, que irá aumentar o número de guarda-vidas na região.
O tenente-coronel Aluizio Wanderley, comandante do Gupamento de Salvamento Aquático, disse que a alta temporada está se aproximando e a Corporação dará início a Operação Verão, que visa reforçar o efetivo nas praias alagoanas. Durante o período, a Praia do Francês receberá um reforço ainda maior.
“Iremos reforçar o número de guarda-vidas na Praia do Francês. Mas alertamos que quem deve cuidar da segurança é o próprio banhistas, atendendo as orientações dos guarda-vidas e ficando atentos as placas informativas que são espalhadas na praia. Muitas vezes perdemos tempo tentando convecer as pessoas em sair dos locais de risco no lugar de estar realizar atendimentos”, disse o oficial.
No último fim de semana, o Corpo de Bombeiros registrou sete casos de afogamento na Praia do Francês. Destes, seis pessoas foram salvas pelos guarda-vidas e uma acabou morrendo. O pernambucano Carlos Henrique desapareceu nas águas da Praia do Francês no último domingo, 26, quando entrou no mar com mais dois amigos.
Na ocasião, os guarda-vidas conseguiram resgatar duas vítimas e o terceiro jovem, Carlos Henrique, acabou submergindo. Desde então, o Corpo de Bombeiros, com a ajuda do Grupamento Aéreo, realizou buscas pelo rapaz. No entanto, seu corpo só foi localizado na madrugada nesta terça-feira. O jovem é natural da cidade de Toritama (PE) e, segundo relato de familiares, havia ingerido bebidas alcoólicas antes de desaparecer.
“Os guarda-vidas chegaram a tempo de fazer o salvamento de duas vítimas e a terceira afundou muito rápido. Quando a equipe começou as buscas não achou mais na hora que ele afundou. Pedimos aos banhistas que não resolvam nadar depois de ingerir bebidas alcoólicas. A Praia do Francês é ótima para tomar banho e se divertir de forma tranquila. No entanto, temos que alertar que ela é uma praia mista, composta pelas áreas abrigada e aberta. Na parte abrigada, os corais não deixam que o mar quebre na areia, se tormando mais seguro para banho. Na parte aberta, geralmente se formam as valas, que puxam o banhista para dentro do mar. Muitos se desesperam e tentam nadar contra a vala, quando na verdade teriam que nadar paralelo a areia e só depois nadar para a areia. As pessoas devem seguir as orientações dos guarda-vidas e as placas informativas que são colocadas diariamente na praia”, explicou o tenente-coronel.
Leia também:
Mar revolto dificulta buscas por turista desaparecido na Praia do Francês
Vídeo: Bombeiros resgatam turistas de afogamento na praia do Francês