Nesta quarta-feira (6) o Palmeiras tropeçou pelo terceiro jogo seguido no Campeonato Brasileiro. Na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Alviverde até abriu o placar contra o América-MG, mas os donos da casa buscaram a virada e venceram por 2 a 1. A distância para o líder, Atlético-MG, por sua vez, subiu para 11 pontos.
Sem alguns dos seus principais jogadores, entre eles o goleiro Weverton e o zagueiro Gustavo Gómez, convocados por suas seleções para as eliminatórias sul-americanas, o Palmeiras entrou em campo com mudanças, incluindo o esquema tático.
O técnico Abel Ferreira entrou em campo com três zagueiros, num esquema 3-4-2-1, e promoveu algumas mudanças, entre elas a entrada do goleiro Jailson e do zagueiro Kuscevic. Rony, por sua vez, foi a principal referência no ataque.
Aos 29 minutos do primeiro tempo, foi o próprio camisa 7 que abriu o placar para o Alviverde no Horto. O atacante recebeu em velocidade, disputou a bola com o zagueiro Ricardo Silva e bateu rasteiro, no canto do goleiro Cavichioli, do América.
Num primeiro momento, o árbitro não validou o gol, por conta de um suposto toque de mão na bola de Rony na jogada, mas após revisão no VAR se confirmou que, na verdade, não houve qualquer toque. Com isso, o Palmeiras fez 1 a 0 na casa do clube mineiro.
Após o gol, o Palmeiras recuou e passou a jogar no contra-ataque do América. As duas equipes voltaram para os vestiários com o mesmo placar.
No segundo tempo, o América teve a chance de deixar tudo igual, mas desperdiçou. Aos 12 minutos, Patric cruzou na área, a bola bateu no braço do lateral do Palmeiras Jorge, e foi marcado pênalti.
Porém, Felipe Azevedo, que havia acabado de entrar no lugar de Mauro Zárate e se encarregou da cobrança, acertou a bola no travessão e desperdiçou.
O empate, porém, veio aos 27 minutos da etapa final. Patric marcou um golaço após receber a bola em cobrança de escanteio e arriscar de longe.
Nos acréscimos, o América-MG teve mais um pênalti marcado a seu favor, após Felipe Melo tocar com a mão na bola dentro da área. Na cobrança, desta vez Ademir não desperdiçou e garantiu a vitória para o América.
Com a derrota, o Palmeiras segue sem conquistar uma vitória no Brasileiro há três jogos. Agora, são duas derrotas e um empate nas últimas partidas pela competição.
Levando em consideração também a Conmebol Liberadores, a seca é ainda maior: cinco jogos seguidos sem vencer, com três empates e duas derrotas.
O Coelho, por sua vez, aumentou para sete o número de jogos invictos na competição por pontos corridos. O Clube mineiro não sabe o que é perder desde a rodada 17.
Situação do campeonato
Com a derrota, o Alviverde segue com 39 pontos e caiu para a terceira colocação no Brasileiro. A distância para o líder, Atlético-MG, que empatou nesta quarta com a Chapecoense, subiu para 11 pontos.
Já o América, subiu para 10º na tabela com 30 pontos, e agora sete pontos distante do Z-4.
Próximos jogos
O Palmeiras volta a campo pelo Brasileirão no sábado (9), às 21h, quando recebe o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque, pela rodada 25.
No mesmo dia e horário, o América-MG encara o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS.