A deputada federal Joice Hasselmann se filiou ao PSDB na tarde desta quinta-feira (7). A parlamentar deixou o PSL no mês passado, afirmando sofrer perseguição na legenda, contra a qual entrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido de desfiliação por “justa causa”.
Joice foi a segunda deputada federal mais votada do país, eleita por São Paulo com 1,064 milhão de votos. Ex-líder do partido na Câmara e antiga aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ela rompeu com a família Bolsonaro em 2019, após ataques dos filhos do presidente nas redes sociais.
“O PSL não só manteve a escória bolsonarista em seus quadros, mas entregou o coração da legenda. Na eleição da Câmara houve uma negociata para que o PR do PSL ganhasse seu carguinho, com apoio dos bolsonaristas. Em troca, ele deu a liderança do partido e todas as comissões importantes e espaços para os asseclas de Bolsonaro e entregou a cabeça dos opositores ao governo”, disse Hasselmann nas redes sociais ao anunciar a desfiliação do partido.
A ação da deputada no TSE visa que ela tenha garantido o direito de deixar a legenda sem correr o risco de perder o mandato.
Nesta quinta-feira, Joice voltou a criticar o PSL nas redes sociais, mencionando a fusão do partido com o DEM.
“Espero que a união de DEM ao PSL, e a criação do União Brasil – signifique de fato uma fusão e não uma CONFUSÃO. Talvez, a chegada de alguém q entende de política para dar as cartas, como ACM Neto e seu grupo, dê um rumo a essa babilônia q se transformou o PSL. Talvez. Boa sorte”, disse no Twitter.
Tomás Covas, filho de Bruno Covas, criticou a filiação de Joice ao PSDB. Em postagem do partido que dava boas-vindas à deputada no Instagram, o adolescente comentou: “VERGONHA!”.
Aliança com João Doria
Em 2018, Joice participou ativamente da campanha do tucano João Doria ao governo de São Paulo. Ela foi uma das maiores incentivadoras do “BolsoDoria”, que defendia voto para Doria no estado e para Bolsonaro no governo federal. Posteriormente, Doria também rompeu com o bolsonarismo.
Além de deputada federal, Joice Hasselmann foi candidata à Prefeitura de São Paulo em 2020, conquistando 1,84% dos votos válidos no primeiro turno.