O governador Renan Filho (MDB) entregou ao presidente da Assembeia Legislativa de Alagoas, nesta sexta-feira, 15, a mensagem de número 61 que reformula o Plano de Cargos e Carreiras da Educação, conforme havia prometido. A entrega foi feita durante transmissão ao vivo através das redes sociais.
O governador fez um apelo ao presidente da ALE, deputado Marcelo Victor (Solidariedade) para que haja celeridade na tramitação do projeto, já que a categoria espera pelas mudanças há 20 anos.
Também estava participando da live, o deputado Paulo Dantas (MDB), que preside a Comissão de Constituição e Justiça da ALE (CCJ). Ele que é líder da maioria na Casa, disse que vai designar o relator o mais rápido possível. “E no que depender de mim nós vamos aprovar o quanto antes”, disse. Ele acredita que deve contar com a sensibilidade e boa vontade do Parlamento.
O novo PCCS vai garantir um aumento médio de 40% no salário inicial dos profissionais da rede pública. O piso salarial inicial sairá de R$ 4.500 e poderá alcançar R$ 7.172 – para quem chegar ao final de carreira com doutorado. Os aumentos serão concedidos também aos aposentados e os secretários escolares. Eles terão o mesmo tratamento dado aos professores no PCCS.
O governador destaca que com isso fecha um ciclo com melhoria da estrutura física, do conteúdo pedagógico e também com a valorização das pessoas que trabalham na educação.