Guia Ensaio mantém tarefa de cadastrar cultura alagoana há 21 anos, agora todo on-line

Assessoria

Keyler Simões

Criado em abril de 2000, o Guia Ensaio – Guia das Artes e Empreendedores da Cultura de Alagoas se renova e lança sua edição totalmente digital, já que há 10 anos transitava entre a versão impressa e a versão digital, mas que hoje se consolida nas mídias sociais e interatividade, com sua atividade de cadastramento de várias categorias da cultura de Alagoas, difundindo os contatos de artistas, grupos, prestadores de serviços, entidades… tudo gratuitamente, como marca desde seu início facilitando e democratizando o acesso, no novo endereço: www.guiaensaio.com.br.

O Guia Ensaio é uma criação do Jornalista e Produtor Cultural Keyler Simões, que em 2022, completa 30 anos de Produção Cultural, já tendo trabalhado em diversos eventos, projetos e órgãos culturais e de turismo de Maceió e do Estado, além de ter sido Presidente da Associação de Folguedos Populares de Alagoas, entre os anos de 2012 e 2014. “Muita coisa mudou do início do Ensaio até agora, para melhor e para pior, mas a implementação de uma política cultural no Brasil, a partir de 2003, e depois em todas as esferas foi fundamental para o desenvolvimento do segmento, como aconteceu em Maceió entre 2013 e 2020, uma revolução na adoção de uma política de democratização ao acesso a recursos públicos municipais, e me orgulho de ter feito parte deste momento. Infelizmente o Brasil mudou e o setor cultural foi bruscamente atingido nestes anos, mas mesmo assim as mudanças foram enormes, tanto que tivemos que atualizar o próprio nome do guia, que antes era “da Cultura Alagoana”, e hoje, com o amadurecimento do setor se profissionalizando cada vez mais, passou a ser: Guia das Artes e Empreendedores da Cultura de Alagoas.

Para ajudar nesse processo de desenvolvimento é que o Guia Ensaio se apresenta, cadastrando, catalogando e divulgando a nossa produção cultural, com o objetivo de profissionalizar e fomentar o que há de mais pulsante na produção cultural em nosso Estado, gratuitamente, e o site atual está bastante simples e intuitivo para facilitar a procura dos contatos que não param de se atualizar e a aumentar.

Nesta fase estamos cadastrando 12 categorias:

1.Arquivos, Patrimônio Material, Imaterial e Museus

2.Artesanato, Moda e Design

3.Artes Cênicas

4.Artes Visuais, Arte digital e Fotografia

5.Audiovisual

6.Cultura Afro-Brasileira

7.Culturas Populares

8. Instituições

9.Literatura, Livro e Leitura

10.Música

11.Prestadores de Serviços e Comércio

12.Produtores Culturais

Para se cadastrar ou atualizar seus dados, basta entrar no site www.guiaensaio.com.br e preencher os dados na nossa página com esta função. Por serem gratuitos os cadastros, é que existem os apoiadores e os que optam em ir um pouco além dos dados de cadastro e incrementam seus espaços com fotos, e pequenos anúncios de seus trabalhos por valores bem em conta, mas que são fundamentais para a sobrevivência da iniciativa.

Quem quiser entrar em contato, pode ligar para os cels e whatsapp: (82) 98702-2784 ou 99971-4281 e pelo email: guiaensaio@hotmail.com

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário