Em mais uma etapa da Operação Curupira, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu armas de fogo e diversos materiais ilícitos no município de União dos Palmares. As ações desenvolvidas entre domingo (07) e segunda-feira (08) tiveram o objetivo de coibir a caça de animais silvestres em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto do Meio Ambiente (IMA).
A guarnição Ambiental 02 contou com ainda com a atuação do Serviço de Inteligência da unidade especializada. Na Fazenda Santa Maria, município de União dos Palmares a fiscalização apreendeu: uma espingarda calibre 12, outra espingarda calibre 32, um rifle calibre 22, um revólver calibre 22, outra espingarda de pressão, uma munição intacta calibre 38, uma munição intacta calibre 22, dois cartuchos calibre 22 e 13 cartuchos calibre 32.
O alvo inicial, informado por meio de denúncia anônima, era um jovem. Ele foi localizado e abordado e informou que trabalhava realizando reparos em armamentos. Parte das armas estava em sua residência e na residência de seu pai, que ficava no mesmo terreno. Nos arredores do imóvel havia uma oficina onde o suspeito realizava os reparos e mais itens foram encontrados. O indivíduo foi detido e conduzido à delegacia para adoção das providências legais cabíveis.
Na mesma região rural, nas imediações da Fazenda Serrana, a guarnição avistou um indivíduo. Ao perceber a viatura, o homem abandonou uma mochila e empreendeu fuga pela vegetação densa.
Apesar das buscas, ele não foi encontrado. Porém, no interior da mochila, os policiais encontraram uma espingarda artesanal do tipo soca tempero. O material foi apresentado à Polícia judiciária.
Operação Curupira
Com ações frequentes ao longo do ano, o nome da operação tem relação direta com a figura lendária do folclore brasileiro de um menino, conhecido por ter os pés virados para trás, que além de ser o protetor das florestas, castiga aqueles que tentam fazer mal à fauna e à flora.