Após receber vários “nãos” de treinadores badalados como Zinedine Zidane, Antonio Conte, Xavi, Joachim Löw e Unai Emery, o Newcastle, novo time mais rico do mundo, finalmente anunciou seu novo treinador: o inglês Eddie Howe.
Howe, de apenas 43 anos, estava desempregado e aceitou no ato assumir o atual vice-lanterna da Premier League, que foi comprado em outubro pelo Fundo Público de Investimentos da Arábia Saudita.
Diferentemente dos outros candidatos que foram procurados pela diretoria dos Magpies, o britânico tem pouca experiência e só conquistou um título de pequena expressão em toda a sua carreira.
Howe, porém, chega com boas credenciais por seu ótimo trabalho no comando do Bournemouth, com duas passagens pela equipe do litoral inglês: entre dezembro de 2008 e janeiro de 2011 e outubro de 2012 a agosto de 2020.
Durante seu período com os Cherries, ele conseguiu tirar a equipe do ostracismo e levou o time à Premier League, sendo campeão da Championship, a 2ª divisão inglesa, na temporada 2014/15 (seu único título na carreira).
Além do trabalho no Bournemouth, Howe também passou pelo Burnley, mas sem tanto sucesso, ficando entre janeiro de 2011 e outubro de 2012.
A estreia de Eddie pelo Newcastle será em 20 de novembro, contra o Brentford, em St. James Park, pelo Campeonato Inglês.
A prioridade da nova diretoria dos Magpies nesta temporada é apenas escapar do rebaixamento, e, para isso, o novo comandante deve receber alguns reforços de peso já na janela de janeiro.