Unidade Móvel do Hemoal Arapiraca coleta sangue em Teotônio Vilela nesta quarta (10)

Ação ocorre até às 16 horas e visa manter estabilizado o estoque de hemocomponentes

A Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quarta-feira (10), coleta de sangue na Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, situada na rua Zé Paizinho, no Centro de Teotônio Vilela. A ação, que ocorre até às 16 horas, visa manter estabilizado o estoque de hemocomponentes para atender as maternidades e hospitais.

Para doar sangue, além de estar portando um documento de identificação com foto e usando máscara, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Caso seja menor de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Mas, se o voluntário fez uma tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocou um piercing, a doação de sangue só pode ocorrer após 12 meses. É proibida a doação de sangue, ainda, para as pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e para aquelas que não tenham dormido, pelo menos seis horas, na noite anterior.

Covid-19 – Com relação aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os candidatos à doação de sangue que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19 após este período, podem realizar a doação.

No caso dos candidatos à doação de sangue que se vacinaram contra a Covid-19 com o imunizante CoronaVac, deve ser respeitado um intervalo de dois dias. Quanto às vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o intervalo é de sete dias, após a vacinação.

Nova doação – Para repetir a doação, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses. Com relação às gestantes e lactantes, é proibida a doação neste período e as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impossibilitadas permanentemente.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário