Das 27 capitais brasileiras, somente Boa Vista, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre e Porto Velho estão preparadas para a instalação da tecnologia 5G, de acordo a Conexis, entidade que reúne as principais empresas de telecomunicação do país.
Isso porque o levantamento mostra que apenas essas sete cidades estão bem adaptadas à Lei Geral de Antenas (LGA), do governo federal.
Com objetivo de expandir a cobertura da nova tecnologia, a legislação federal busca simplificar as normas de instalação das antenas.
Um exemplo é o silêncio positivo, em que as prefeituras têm até 60 dias para responder pedidos de licença e, caso não haja resposta no período, as empresas podem instalar as antenas de acordo com os requisitos técnicos.
Especialistas afirmam que exigências e burocracias das legislações municipais podem prejudicar a implementação da tecnologia no Brasil.
À CNN, Marcos Cavalcanti, professor da UFRJ e Coordenador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial, destaca que a demora das cidades em ajustar as leis tem impacto econômico e social.