O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, vai se reunir com os líderes regionais do partido nesta quarta-feira, 17. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da legenda.
Os dirigentes partidários devem se encontrar às 15h na sede nacional do PL. A reunião ocorre após o adiamento da filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que estava marcada para o dia 22.
Segundo Costa Neto, a decisão foi tomada em comum acordo “após intensa troca de mensagens”. Já Bolsonaro afirmou que “tem muita coisa a conversar com Costa Neto ainda” para alinhar pautas conservadoras, questões de interesse nacional e internacional e os acordos políticos para as eleições de 2022. A filiação de Bolsonaro ao PL esbarra em alianças da sigla no Norte e Nordeste.
Integrantes do partido querem manter acordos com o PT e o MDB, por exemplo, e ameaçam deixar a agremiação caso a direção nacional exija total alinhamento ao presidente.
Membros liberais da legenda também têm um acordo para apoiar a candidatura do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, à sucessão do governador João Doria, um dos principais adversários políticos de Bolsonaro.