Um suspeito de assalto a banco foi preso na escola Prof. Edgar Tito, no bairro Memorare, zona Norte de Teresina, onde faria a prova do Enem 2021 neste domingo (21).
O homem de iniciais E.J. C.C, 32 anos, iria iniciar a prova quando policiais militares cumpriram o mandado de prisão contra ele, expedido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.
“É um trabalho conjunto com a Polícia Federal e Polícia Civil. A informação veio da Polícia Federal e nós estamos executando e cumprindo o mandado por assalto a banco”, afirmou o major Audivan Nunes, da Força Tarefa da Segurança Pública do Piauí.
O preso foi conduzido para Central de Central de Flagrantes de Teresina.
Outras prisões
A Secretaria Estadual de Segurança realizou mais uma prisão no início da tarde deste domingo, desta vez na Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Agrárias, na Zona Leste da capital.
O homem de iniciais E. R. C. B, de 44 anos, é acusado pelo crime de peculato no estado de São Paulo, e a polícia deu cumprimento ao mandado de prisão quando ele se preparava para fazer a prova do Enem. O preso foi encaminhado para Central de Flagrantes de Teresina.
Uma mulher também foi presa no início da tarde deste domingo, na Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes Rebelo, na Zona Leste da capital. A mulher de iniciais M.P.S é considerada foragida no estado Ceará. A presa foi encaminhada para Central de Flagrantes de Teresina.
73 mil candidatos aptos no Piauí
No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro. Realizarão as provas impressas pouco mais de 72 mil candidatos e quase 1 mil farão a versão digital do Exame.
Estratégias para o primeiro dia de prova
Mais de 94 mil pessoas chegaram a se inscrever, mas apenas 73 mil tiveram as inscrições confirmadas e as taxas pagas ou com isenção garantida. Em janeiro de 2022, quase 8 mil pessoas poderão fazer o exame, como pessoas privadas de liberdade e novos inscritos.
Os números representam uma queda de cerca de 45% em relação ao ano anterior, onde mais de 133 mil candidatos se inscreveram. A queda aconteceu a nível nacional também. Um dos motivos apontados por especialistas foi a mudança nas regras para solicitação da isenção na taxa de inscrição.
Disciplinas e horários
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos. No dia 21 de novembro os candidatos farão, durante 5h30min:
45 questões de linguagens;
45 questões de ciências humanas;
E redação.
Horários de aplicação
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30