TSE faz teste com ataques de hackers para verificar segurança de urnas eletrônicas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou, nesta segunda-feira (22), a 6ª edição do Teste Público de Segurança (TPS) de 2021 do sistema eletrônico de votação. Serão executados 29 planos de ataque nos hardwares e sistemas que serão utilizados nas eleições de 2022.

Com participação recorde de 26 investigadores, o teste tem previsão de encerramento na sexta-feira (26). O evento pode ser acompanhado presencialmente, com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, ou pelo canal do TSE no YouTube.

Este é o segundo momento dos testes de transparência para o pleito do próximo ano. O primeiro ocorreu em 4 outubro com a abertura dos códigos-fonte das urnas. Estavam envolvidos na ação representantes de 22 partidos, do Congresso Nacional, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas e peritos criminais.

“O TPS é o segundo momento do processo eleitoral. O primeiro momento é a abertura do código-fonte para todos os partidos e entidades fiscalizadoras terem acesso e poderem conhecer e ver o programa”, afirmou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Segundo Barroso, serão disponibilizados aos participantes do teste acesso aos códigos-fonte para a verificação de vulnerabilidade no sistema.

“Nós procurarmos aprimorar os sistemas mediante ataques de pessoas físicas, instituições, hackers do bem, que queiram tentar vulnerar as diferentes camadas de proteção do sistema. É uma parceria com a sociedade. Não é um confronto. Isso porque essas pessoas estão nos ajudando a melhorar o sistema”, continuou.

As medidas para aumento na transparência das urnas eletrônicas acontecem após a rejeição da Proposta de Emenda à Constituição 135/19, conhecida como PEC do voto impresso, na Câmara dos Deputados. A medida era defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

No entanto, o Teste Público de Segurança é realizado desde 2009, sempre um ano antes das eleições gerais. Ele compõe de maneira permanente o calendário de atividades de preparação do pleito.

Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário