A Prefeitura de Maceió informou, nesta terça-feira, 30, por meio de nota, que manterá, pelo menos por enquanto, o tradicional Réveillon da capital alagoana.
Para justificar a medida, a gestão municipal explicou que a redução no número de casos confirmados, mortes e internações em decorrência do novo coronavírus possibilita a retomada da rotina por parte dos maceioenses. Além disso, ressalta o avanço da vacinação contra a Covid-19, que já chega a marca de 80% da população adulta com esquema vacinal completo.
No entanto, apesar da decisão inicial, a prefeitura afirma que a realização da festa dependerá da situação sanitária do país e em caso de orientação contrária o assunto poderá ser debatido novamente.
Recomendação
Cancelamento em outras capitais
Até o momento, 11 capitais brasileiras anunciaram o cancelamento total ou parcial das festas de Réveillon. São elas: Campo Grande, Florianópolis, João Pessoa, Fortaleza, Belém, Palmas, Recife, Salvador, São Luís, Brasília e Aracaju.
As cidades de Florianópolis e Recife mantiveram as queimas de fogos, mas cancelaram as apresentações artísticas. Além de Maceió, os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro anuciaram que planejam realizar a festa. As festas ainda estão indefinidas nas cidades de Teresina, Natal, Macapá, Rio Branco, Goiânia e Boa Vista por enquanto.
Confira nota na íntegra:
Maceió segue como uma das capitais do Brasil com maior eficácia na vacinação contra a covid-19. A logística e estrutura montada pela Prefeitura de Maceió, somada à adesão da população e esforços dos profissionais, tem resultado em mais de 80% da população imunizada.
A redução de casos, internações e mortes refletem a importância da imunização e já possibilitam que os maceioenses comecem a retomar a rotina, seguindo as medidas necessárias.
Diante deste cenário, que nos permite uma retomada gradual da economia e de todas as atividades com segurança, decidimos manter, inicialmente, as festividades de Réveillon em Maceió, com todos os cuidados que esse tipo de evento ainda requer.
Desde o início da gestão, a campanha de vacinação foi tratada como prioridade. Com isso, diversas ações foram realizadas para que Maceió pudesse retomar às atividades econômicas que garantem renda a milhares de famílias.
A Prefeitura ressalta, no entanto, que a realização das festas dependerá da situação sanitária do país com relação à Covid-19 e dos decretos dos protocolos sanitários que estarão vigentes no período. O Município segue ouvindo as instâncias sanitárias e, em caso de orientação contrária, voltará a debater a questão.