A Prefeitura de Murici resolveu cancelar a realização da Festa da Natureza 2021, que aconteceria nos dias 10, 11 e 12 de dezembro. A decisão do município se deu após a recomendação do Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) e foi confirmada na tarde desta quinta-feira (2).
Em nota, a gestão municipal justificou que a decisão visa minimizar os riscos do surgimento de novas variantes da Covid-19, como a Ômicron. O Município, contudo, está estudando a possibilidade de novas datas para a realização do evento.
“Esta decisão acolhe as recomendações exaradas pelo Ministério Público de Alagoas, o MPE/AL – Força Tarefa de Combate à Covid-19 – que levam em conta aspectos fundamentais e fatos importantes, quando consideram que eventos como a nossa Festa da Natureza – de data próxima e porte similar ao Natal e Réveillon – bem como outros de mesmas características, em todo o Estado, tenha evidente capacidade de propiciar o aumento da transmissão da Covid-19 por meio, também, de novas variantes amplamente anunciadas pelas autoridades sanitárias e, por pressuposto, ensejem situações que ninguém quer vivenciar novamente, a exemplo do sofrimento que cobriu de dor milhares de famílias pela dificuldade de lidar com a doença, e em especial, aos que perderam seus entes queridos”, diz trecho da nota.
A recomendação do MPE/AL foi oficializada ontem (1º) e foi tomada após reunião com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) na última segunda-feira (29). De acordo com a publicação os 102 municípios alagoanos são orientados a suspender as festividades programadas para a virada do ano.
Ainda ontem, a prefeitura de Penedo comunicou que a tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, programada para acontecer em janeiro de 2022, também não será realizada pelos mesmos motivos.