Com a previsão de sol para o fim de semana, alagoanos e turistas devem aproveitar os dias de lazer em uma das praias do litoral. No entanto, os banhistas devem ficar atentos a qualidade da água antes de um bom mergulho.
Esta semana, os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) avaliaram 66 pontos, entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi, nos dias 05 e 06 deste mês. O resultado das análises apontam que 55 trechos estão liberados aos banhistas e 11 devem ser evitados.
No litoral sul, das 23 áreas avaliadas, apenas o trecho que fica a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, está inadequado para banho. Em Maceió, sete pontos, distribuidos entre as praias de Jatiúca, Cruz das Almas, Avenida e Pontal da Barra, estão impróprios para banho. Já no litoral norte, os banhistas devem evitar três áreas da praia de Maragogi.
A recomendação do IMA é que os banhistas evitem, em qualquer época, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos.
Desta forma, os relatórios do Laboratório de Estudos Ambientais concluem que as duas galerias pluviais estavam lançando efluente sanitário no mar.
Confira AQUI os pontos próprios e impróprios para banho