O cantor Ávine Vinny saiu da prisão às 15h desta terça-feira (14). O artista foi preso após ameaças contra a ex-mulher. A Justiça do Ceará decidiu horas antes, em audiência de custódia, liberá-lo da prisão.
A vítima registrou boletim de ocorrência na segunda-feira (13), mas retirou a denúncia contra o cantor nesta manhã. Ávine canta o hit “Coração Cachorro”.
As advogadas da ex-mulher também entraram com o pedido informando que a vítima não tinha mais “interesse na tramitação” do processo, segundo o documento a que o g1 teve acesso.
Ela estava registrando a denúncia na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), em Fortaleza, quando recebeu um nova mensagem com ameaças.
O artista, que chegou a dizer por mensagem que a mulher “iria se arrepender”, foi autuado em flagrante por ameaça no âmbito de violência doméstica. Ele passou a madrugada na Delegacia de Capturas.
“Diante do Exposto, requer se digne este Digno Juízo 3.1. Que designe audiência para fins de renúncia da vítima de representação, por não ter interesse na tramitação do mesmo; 3.2. Que seja declarado extinto o feito processual, determinando o arquivamento do mesmo”, diz um trecho do pedido de retirada da denúncia.
A prisão em flagrante ocorreu após a vítima comparecer à Delegacia de Defesa da Mulher para relatar uma ameaça. “Durante o registro do procedimento, a vítima recebeu mensagens do suspeito com novas ameaças. Diante dos fatos, os policiais civis iniciaram diligências que resultaram na localização e prisão do suspeito”, diz a Secretaria da Segurança do Ceará.
Disputa
Ávine e Laís Holanda ficaram juntos por oito anos e são pais de uma menina de 4 anos. Conforme o depoimento da mulher, ela que deixou a filha do casal e a babá no prédio do cantor, no Bairro Cocó, para que ele pudesse ficar com a criança.
Segundo a ex-mulher, Ávine questionou por mensagem o motivo dela não ter subido para o apartamento dele e ela não respondeu, seguindo de carro para a casa de uma amiga.
“Que, enquanto a declarante dirigia, Avneh Vinny [nome de registro] lhe ligou e a declarante colocou a ligação no viva voz, momento em que o acusado passou a dizer que a declarante estava gravando a ligação e passou a lhe insultar”, diz o depoimento.
Ao chegar na casa da amiga, Ávine ligou novamente e, em razão dos insultos, Laís resolveu gravar a ligação.
“Que na ligação Avneh Vinny lhe insultou diversas vezes e lhe ameaçou de morte da seguinte forma: ‘eu destruo a minha vida, mas acabo com a tua”.
O cantor também teria ameaçado de tomar a filha do casal e de impedir a ex de ver a criança. A Polícia Civil solicitou medidas protetivas de urgência junto à Justiça para a vítima, que repassou os áudios com as ameaças para a polícia.
O artista é contratado da Vybbe, produtora de Xand Avião, a mesma que agenciava DJ Ivis. Em nota, a empresa informou que está acompanhando o caso.
“No final da tarde de ontem, 13, o cantor Ávine Vinny foi detido para prestar esclarecimentos sobre uma suposta ameaça telefônica dirigida a Laís Holanda. Ainda aguardamos esclarecimentos do corpo jurídico que acompanha o artista para que possamos informar com maior clareza”, afirma a Vybbe.
Cela dividida
A TV Verdes Mares apurou que Ávine Vinny dividiu uma cela com outros presos, que cantaram várias vezes durante a noite as músicas do cantor. Ávine foi solto nesta terça-feira (14), por volta das 15h, momentos depois de uma audiência de custódia decidir liberá-lo.
Segundo a assessoria do cantor, “houve uma discussão verbal e em breve ele será liberado”. O g1 solicitou mais esclarecimentos à Secretaria da Segurança Pública sobre o caso, mas não obteve retorno até publicação desta reportagem.
Em novembro, quando o DJ Ivis foi solto dias após ter sido preso por bater na ex-mulher, Avine Vinny mandou mensagem de apoio.
Carreira
Ávine Vinny ficou nacionalmente conhecido pela música “Coração Cachorro (Late Coração)”, gravada ao lado de Matheus Fernandes e inspirada em música de James Blunt.
Ávine iniciou a carreira na banda “Xé Pop”, aos 20 anos. Hoje em carreira solo, o cantor é contratado da Vybbe, produtora de Xand Avião. Ao seguir carreira solo, conseguiu destaque no Forró, mas o primeiro sucesso nacional foi “Coração Cachorro”, neste ano.
O forró lançado em 2021 tem um refrão com a melodia de “Same mistake”, balada do músico britânico James Blunt, de 2007. Os autores da música, inclusive, fizeram acordo com Blunt e cederam 20% da renda da canção ao inglês.
Os autores do forró brasileiro, até então, admitiram a inspiração, mas negaram que houvesse plágio.