Moradores da comunidade Jacarezinho, em Marechal Deodoro, realizam o bloqueio de um trecho da AL 101 Sul na manhã desta segunda (20) em protesto ao cumprimento de mandados de desocupação. De acordo com os líderes comunitários, os moradores estão sendo despejados sem relocação.
Devido à manifestação, o trânsito está completamente parado na região, no sentido Marechal/Maceió. De acordo com informações do BPRv, militares da 5ª Cia. está no local e o gerenciamento de crises da Polícia Militar também foi acionado para negociar a liberação da via.
Não foi repassado à imprensa quem solicitou a desocupação da comunidade. A reportagem do Alagoas 24 horas tenta contato com a prefeitura para obter mais informações.
Marechal Deodoro
A Prefeitura de Marechal Deodoro informa que, de acordo com publicação do Edital nº 006/2021, o município tornou pública a abertura de inscrições e estabeleceu normas relativas à realização de processo destinado a selecionar candidatos visando o preenchimento de espaço público através de permissão de uso para os quiosques da nova orla da Barra Nova.
Nesse sentido, foi publicado no dia 22 de novembro de 2021, no site da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, o edital de convocação para que os interessados apresentassem a documentação necessária nos termos do art. 5° da Lei Municipal nº 1.207/2017.
O resultado do julgamento, foi publicado no site da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro em 30/11/2021, atendendo o diaoosto no item 4.3 do edital. Por fim, para cumprimento dos requisitos legais, o prazo para recursos administrativos, face ao resultado, foi de 01 (um) dia útil a contar do dia útil seguinte à publicação do resultado do julgamento, os quais seriam apreciados pela comissão e publicado o resultado definitivo em 02/12/2021 às 10:00hrs. Contudo, após a divulgação do resultado final, nenhum interessado interpôs recurso no prazo legal, portanto, a Prefeitura homologou o resultado final para os interessados que cumpriram com os requisitos.
A Prefeitura de Marechal Deodoro afirma ainda que a gestão municipal trabalha com a transparência e dentro da legalidade da administração pública, e que os permissionarios de barracas removidos apresentavam irregularidades à frente do que exigem os termos de planejamento e ordenação.
Via liberada
De acordo com o BPRv, a via foi liberada, mas o congestionamento, no sentido Marechal/Maceió atinfe cerca de dois quilômetros.