Professor usa roupa semelhante a de grupo de supremacia branca

Momento do vídeo que mostra pessoa fantasiada com vestimentas que lembram a Ku Klux Klan em escola de Santo André, em São Paulo — Foto: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um professor dentro de uma escola pública estadual com roupa semelhante à da Ku Klux Klan, grupo supremacista branco dos Estados Unidos.

O caso ocorreu na Escola Estadual Amaral Vagner, em Santo André, na região do ABC. Na gravação, dá para ouvir a voz de uma jovem que parece ser uma aluna, incrédula com a vestimenta do professor. O g1 desconhece o motivo da professor estar usando a fantasia.

A data da gravação não foi informada pela secretaria, mas o vídeo foi postado na última segunda-feira (20). De acordo com o prefeito de Santo André, Paulo Serra, as imagens foram registradas no mês de outubro.

A Secretaria estadual da Educação diz que vai afastar o professor envolvido até o término da investigação. A pasta também informou que não admite qualquer forma de discriminação e injúria racial.

Criado em 1860, o Ku Klux Klan defende ideais como a supremacia branca, o nacionalismo branco e a anti-imigração. No século passado, o grupo foi responsável pela perseguição e assassinato de negros e ativistas de direitos civis, além de ataques terroristas.

Em nota, a Secretaria de Educação de São Paulo “informa que, assim que soube do caso, abriu apuração preliminar e iniciou os trâmites para afastamento imediato do professor envolvido, que é efetivo, até o término da apuração. A Diretoria de Ensino de Santo André formou uma comissão interacial para averiguar os fatos.”

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário