O Governo de Alagoas, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), retoma nesta terça-feira (21), as atividades do Conselho Estadual de Cooperativas (Conecoops). Formado por representantes da sociedade civil, representantes das cooperativas do Estado e representantes do Governo Estadual, o Conselho discute e avalia as demandas da categoria através de políticas públicas.
O Conselho foi reinstaurado após a sanção da lei de anistia e renegociação de dívidas contraídas em operação de crédito por agricultores junto à Desenvolve-AL. O ato, assinado pelo governador Renan Filho, beneficia cooperativas atingidas pela retração econômica afetada pela pandemia em 2020.
“O setor cooperativista é setor importantíssimo para a economia alagoana, e retomar as atividades do conselho beneficia diversos setores. Nós temos cooperativas de agricultura familiar, de serviços de transporte e várias outras, e o Conecoops é um espaço de fortalecimento do setor”, reitera o secretário de Estado do Desenvolvimento de Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.
Encabeçado pela Sedetur, o Conecoops conta com a participação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Selaj), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Também marcam presença as duas entidades que representam o cooperativismo em Alagoas – Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL).