Secretário de Saúde afasta médico que chamou mãe de paciente de “porca” no HGE

O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, anunciou nesta terça-feira, 21, o afastamento temporário de um médico que atua no Hospital Geral do Estado (HGE) e que está sendo acusado destratar a mãe de um paciente, de 12 anos, em tratamento naquela unidade hospitalar.

O médico aparece em um vídeo xingando a mãe da criança de “porca” durante uma discussão que teve início quando ela encontrou larvas ao redor da sonda de gastrostomia que alimenta seu filho, em tratamento para pneumonia. Em entrevista à imprensa, ela disse que esse fato foi o estopim. Ela denunciou a forma rude como muitos profissionais na unidade tratam pais e acompanhantes de pacientes e destacou que se sentiu humilhada. 

Em sua postagem nas redes sociais o secretário falou na suspensão preventiva do servidor. “Diante dos vídeos divulgados pela imprensa alagoana onde um servidor público do Hospital Geral do Estado agride verbalmente a acompanhante de um paciente, determinamos a imediata abertura de processo administrativo disciplinar e a suspensão preventiva do profissional por 30 dias”, diz.

Já o Hospital Geral do Estado disse, em nota, que não pode divulgar detalhes sobre o diagnóstico do paciente para preservar sua integridade. Confira notas na íntegra:

“O Hospital Geral do Estado (HGE) informa que o paciente J.W.D.B, 12 anos, encontra-se internado sob os cuidados da pediatria. Esclarece que a crianca foi admitida já com o quadro pelo qual vem recebendo tratamento, não sendo permitida a divulgação deste diagnóstico, como forma de preservar a integridade da criança.

Acrescenta que, a despeito das conversas diárias da equipe multidisciplinar, a mãe tem se mostrado insatisfeita com a velocidade da evolução clínica do paciente. Entretanto, a criança apresenta comorbidades prévias e congénitas associadas, que tornam o tratamento mais prolongado, mas, ainda assim, observa-se melhora clínica significativa no paciente.

Ressalta ainda que a comunicação tem sido um foco importante do tratamento, compartilhando o plano terapêutico junto da mãe, como forma de permitir que ela tome conhecimento da abordagem atual, bem como dos próximos passos.

Por fim, reforça que há um esforço constante em melhorar a comunicação, a assistência e a relação com o paciente e a família, de modo que nos colocamos sempre à disposição para esclarecimentos.”

 

 

 

Veja Mais

Deixe um comentário