Interessado no retorno do técnico Jorge Jesus, o Flamengo monta toda uma “operação” para conseguir ter o treinador de volta, mas sem pagar um tostão sequer. E tudo isso passa pelo momento de pressão que JJ vive no Benfica, que nesta quinta-feira (23) perdeu clássico para o Porto por 3 a 0 e foi eliminado da Taça de Portugal.
Durante o ESPN FC desta quinta, o apresentador dos Canais Disney João Guilherme falou sobre a estratégia do Rubro-Negro para ter sucesso e conseguir concretizar a volta do Mister. Neste momento, o clube carioca inclusive tem Marcos Braz, vice-presidente de futebol, e Bruno Spindel, diretor da pasta, em Portugal para faciliar as conversas.
“Uma grande estratégia foi montada pela diretoria do Flamengo, como o Benfica fez um ano atrás para tirar o Jesus do Flamengo, e todo esse quadro de pressão, de desgaste, de derrota hoje, encontro autorizado pela diretoria do Benfica, tudo isso gerou um clima realmente muito ruim. O Flamengo não quer pagar a multa. O Flamengo espera a demissão do Jorge Jesus pelo Benfica e aí ele fica livre e vem”, disse o apresentador durante o programa.
Jorge Jesus tem contrato em vigência, e para tirá-lo do Benfica neste momento o Flamengo precisaria arcar com a sua multa rescisória, de 6 milhões de euros (cerca de R$ 39 milhões nas cifras atuais). Se for demitido, JJ voltaria de graça.
No jogo desta quinta, o técnico dos Encarnados sequer comandou a sua equipe do campo, uma vez que cumpriu suspensão e viu o jogo das tribunas. O seu auxiliar, João de Deus, ficou a cargo do time. Braz e Spindel, por sua vez, também se fizeram presentes no Estádio Dragão. A dupla ainda ficará mais dias em Portugal.
Na última terça, inclusive, os dirigentes se encontraram com Jesus em Lisboa, em encontro liberado pelo Benfica. No dia seguinte, enfurecido com informações que circulavam na imprensa portuguesa de que o treinador já teria dito “sim” para a volta ao Flamengo, o clube português emitiu uma nota oficial em tom fortíssimo, negando qualquer tipo de acordo entre o Mister e os cariocas.
No próximo dia 30, Jesus tem mais um jogo-chave na temporada. Novamente contra o Porto no Estádio do Dragão, o Benfica encara o rival pelo Campeonato Português, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+. Se perderem, os Encarnados, que ocupam o 3º lugar com 37 pontos neste momento, ficarão ainda mais distantes dos arquirrivais, que lideram a competição, com quatro pontos a mais.
Em caso de uma nova derrota, a situação de Jesus no clube lisboeta ficará ainda mais complicada em relação à pressão, já que a partida será a última de 2021. Depois o Benfica só voltará a campo no dia 8 de janeiro, e teria algum tempo para buscar um substituto, mas isso só se a demissão de fato ocorrer.