Quatro dias após a divulgação do resultado do segundo turno das eleições presidenciais no Chile, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro divulgou uma nota em que cumprimenta Gabriel Boric pela vitória.
Representante da esquerda e ex-líder estudantil, Boric, 35, foi eleito no domingo passado (19) com 55,9% dos votos. Ele venceu no segundo turno o advogado José Antonio Kast, representante da extrema direita.
“O governo brasileiro cumprimenta o senhor Gabriel Boric Font por sua eleição à Presidência da República do Chile e faz votos de êxito no desempenho de seu mandato”, diz a nota divulgada pelo Itamaraty na quinta (23).
“Ao reafirmar a solidez dos laços de amizade e cooperação, o Governo brasileiro assinala a disposição de trabalhar com as autoridades chilenas no fortalecimento das iniciativas bilaterais e regionais em prol dos objetivos de desenvolvimento econômico, de defesa da liberdade e da democracia e de respeito ao Estado de Direito”, finaliza a nota.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, durante “live” na quinta, que havia determinado ao Ministério das Relações Exteriores o envio dos cumprimentos a Boric.
Bolsonaro é crítico da esquerda e já demonstrou contrariedade pela vitória de representantes de partidos de esquerda em outros países, como a Argentina.