Biota orienta população sobre desova de tartarugas em Maceió

Quem passou pela praia de Jatiúca, na manhã desta terça-feira, 28, se deparou com um espetáculo da natureza. Uma tartaruga-de-pente, uma das espécies ameaçadas de extinção, escolheu o local para desova.

Uma equipe do Instituto Biota esteve no local para isolar a área e garantir que o animal depositasse seus ovos com segurança.  Muita gente parou para tirar fotos. “A gente orienta que as pessoas nunca interajam com o animal nessas situações e que permaneçam de longe apenas contemplando. Caso a desova ocorra a noite, não usem flashes na hora de fotografar”, ressaltou o biólogo Bruno Stefanis, presidente da ONG.

Stefanis destacou que a temporada de desova de tartarugas tem início em setembro e segue até março, mas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, isso ocorre com maior frequência. Disse ainda que Maceió tem potencial para se tornar a capital das tartarugas já que é um dos locais preferidos pelo animal para desova. “Por esta razão estamos propondo a criação de uma unidade de conservação no Litoral Norte focado na proteção de decovas dessas tartarugas”.

O biólogo explica que as tartarugas que nascem aqui, retornam anos mais tarde para desovar na mesma praia e repovoar a área. A tartaruga que desovou hoje foi regstrada pelo Biota e seus ovos foram levados para um local seguro em Ipioca.

Novos casos podem ser informados ao Biota através do número: 99115-2944.

Veja vídeos divulgados pelo Biota:

 

Veja Mais

Deixe um comentário