Sesau investiga erro na aplicação de 305 doses de vacina em crianças e adolescentes

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) deu um prazo de 48 horas para que os estados e o Distrito Federal se manifestem sobre as supostas irregularidades na vacinação pediátrica de crianças entre 5 e 11 anos, apontadas pela Advocacia-Geral da União (AGU).

O Ministério da Saúde teve acesso a dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) que apontam falha na aplicação de imunizantes destas faixas etárias, ou seja, aproximadamente 50 mil crianças e adolescentes podem ter recebido doses de fabricantes não recomendadas.

Nesta quarta-feira, 19, o secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, confirmou que Alagoas possui 305 casos desta natureza, registrados na capital e no interior. Um deles seria de um recém-nascido de Alagoas que teria supostamente tomado vacina contra Covid, ao mesmo tempo aqui no Estado e também em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Em entrevista à TV Pajuçara, Ayres destacou que recebeu com surpresa a informação e que os técnicos de Alagoas estão debruçados sobre o problema. Ele afirma que nenhuma hiótese está descartada: erro de registro no sistema, interferência de terceiros de forma dolosa promovendo manipulação de dados, ou confusão de técnicos no registro de outras vacinas.

Vale ressaltar, que segundo a RNDS,  até dezembro de 2021, teriam sido vacinadas, sem qualquer respaldo no PNO, cerca de 2.400 crianças de 0 (zero) a 4 (quatro) anos, além de mais de 18 mil crianças de 5 (cinco) a 11 (onze) anos”. No entanto, a vacinação pediátrica no Brasil teve início apenas na sexta-feira, 14, com público alvo inicial de crianças entre cinco e 11 anos portadoras de necessidades especiais ou com comorbidades; e as crianças de cinco a 11 anos indígenas ou quilombolas.

O secretário ressalta que nenhum estado recebeu autorização para vacinar crianças e adolescentes fora do tempo, por isso, a investigação será rigorosa e o resultado deve ser apresentado nos próximos dias. Ayres também reforça a eficácia incontestável do imunizante e a importância dos pais levarem suas crianças para vacinar observando sempre o frasco usado na vacinação: precisa ter uma tampa na cor laranja, característica da Pfizer Pediátrica.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário