Criança eletrocutada: ligação clandestina pode ter causado acidente

Uma ligação clandestina de energia pode ter sido a causa do acidente que deixou o pequeno Luiz Davi Dias dos Santos, de 10 anos, ferido,  na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió. O garoto recebeu uma descarga elétrica ao tocar em um poste de iluminação pública e por pouco não morreu. O caso foi divulgado, em primeira mão, pelo Alagoas 24 Horas, nesta segunda-feira, 24, depois que a mãe do garoto denunciou o caso e cobrou as responsabilidades do pode público.

Em nota divulgada à imprensa, a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) informou que enviou técnicos ao local e ficou constatado que houve escavação e remoção do piso intertravado (pavimento formado por blocos de concreto), ação característica de quem realiza uma ligação clandestina.

Ainda segundo a nota, os técnicos testaram todos os postes da praça e constataram que nenhum outro poste apresentou vazamento de corrente elétrica. “Com isso, a criança provavelmente pisou em um destes cabos – que foram cavados e retirados de forma ilegal – e sofreu a descarga elétrica”. A Sima garante que está em contato com a família da criança para prestar apoio.

Luiz Davi Dias dos Santos estava na praça na companhia de primos e de uma tia. Eles aguardavam a chegada de equipes assistenciais no local. Testemunhas confirmam que ele tocou no poste e foi eletrocutado. O garoto foi socorrido por guardas municipais que passavam pelo local realizaram manobras de ressuscitação e conduziram a criança ao Hospital Geral do Estado.

Veja nota na Íntegra:

A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública enviou técnicos ao local que constataram que houve escavação e remoção do piso intertravado, já que toda a iluminação pública é feita de maneira subterrânea justamente para garantir a segurança da população. Este tipo de ação ilegal acontece em locais em que há a realização de ligação clandestina.

Ainda segundo avaliações técnicas, os postes da região não estão com vazamento de corrente elétrica. Além do poste apontado por testemunhas no local, todos os postes da praça foram testados e não há nenhuma anormalidade. Com isso, a criança provavelmente pisou em um destes cabos – que foram cavados e retirados de forma ilegal – e sofreu a descarga elétrica.

Agentes da Guarda Municipal de Maceió prestaram o primeiro atendimento ao menino e o encaminharam ao Hospital Geral do Estado.

A Superintendência está em contato com a família da criança para prestar o apoio necessário.

 

Boletim Médico
O Hospital Geral do Estado (HGE) informa que Luis está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e seu quadro de saúde é grave.

Veja Mais

Deixe um comentário