Os servidores do Detran/AL irão paralisar suas atividades durante dois dias, quinta (03) e sexta-feira (04). A decisão foi tomada hoje, 1º, em assembleia geral da categoria. Um próximo encontro está agendado para o próximo dia 08 de fevereiro, quando será decidida uma possível greve por tempo indeterminado.
Entre as reivindicações feitas pelos servidores as principais são as de alinhamento salarial com a Polícia Civil e Penitenciária e a redução da taxa anual de licenciamento de veículos (CRLV). Pautas defendidas há pelo menos seis anos, de acordo com o sindicato.
O sindicato explica que atualmente a taxa de licenciamento anual é R$ 130,00, porém, como o Detran não emite mais o documento que agora pode ser retirado de forma virtual, a economia da impressão do documento, que chega a R$30,00 deveria ser repassada ao cidadão.
Posicionamento do Detran
Informada sobre a paralisação, a direção do órgão se manifestou dizendo que a decisão é de inteira responsabilidade do sindicato da categoria e dos servidores e que o departamento tomará as medidas judiciais e administrativas cabíveis e trabalhará para que os prejuízos ao cidadão sejam minimizados.
Em relação aos mais de 45 serviços disponibilizados on-line, a direção confirmou que todos permanecerão ativos, mesmo em período de paralisação, além da realização das provas teóricas. Já os usuários que possuem serviços agendados deverão ficar atentos ao calendário de reagendamento que será divulgado em breve, não havendo cobrança de novas taxas.
O órgão informa ainda que em caso de dúvidas ou mais informações, os usuários poderão entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 3512-4140 ou acessar o portal de serviços www.detran.al.gov.br, onde ele encontrará o passo a passo para realizar diversos procedimentos, além de tirar dúvidas e realizar a emissão de guias.
Posicionamento da Seplag
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informa que vem atendendo diversos sindicatos do Executivo alagoano para alinhar tratativas relacionadas às carreiras das categorias. A mesa de valorização com os representantes do Detran já está aberta para atender, dentro das possibilidades financeiras do nosso Estado, demandas importantes para o funcionalismo.
A Seplag reforça que o Governo do Estado segue compromissado com as demandas do funcionalismo e ressalta que, da mesma forma, a secretaria está sempre aberta ao diálogo.