O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu documento técnico, nesta quinta-feira (03), recomendando a proibição de festas particulares e shows de qualquer natureza que possam causar aglomeração no Carnaval.
Além disso, pede que os estados cancelem os feriados do período e que as campanhas de vacinação sejam intensificadas. Para o comitê, a manutenção da folia poderá resultar no agravamento do quadro da pandemia e, consequente, no prolongamento da “terceira onda” da Covid-19 no Brasil.
Em Alagoas, o Carnaval já é ponto facultativo e alguns municípios já se manifestaram sobre a proibição de festas privadas, como Barra de São Miguel, no Litoral Sul, e, mais recentemente, Santa Luzia do Norte, na Região Metropolitana, e Delmiro Gouveia, no Sertão do Estado.
Delmiro Gouveia publicou decreto, nesta terça-feira (01), proibindo a realização de festas de forma geral no Carnaval, blocos de rua, shows e qualquer tipo de evento que gere aglomeração. A medida foi adotada em razão do crescimento dos casos de Covid-19 e de H3N2 no município.
No município sertanejo ficou estabelecida a multa de R$ 1.212,00 por cada ato de descumprimento aos segmentos de bares e restaurantes; instituições bancárias, estabelecimentos comerciais e escolas públicas ou privadas.
Ver essa foto no Instagram