Pela semifinal do Mundial de Clubes, o Palmeiras ‘chutou’ os fantasmas de 2021 e foi à decisão do torneio. Contra o Al Ahly, vitória por 2 a 0, gols de Raphael Veiga e Dudu. Agora, o Verdão espera por Chelsea ou Al Hilal na final.
Para o confronto, o técnico Abel Ferreira teve o retorno de Piquerez. O lateral-esquerdo uruguaio testou postivo para a COVID-19 e não embarcou junto com toda a delegação para os Emirados Árabes. Mesmo assim, chegou a tempo e, recuperado, começou no time titular.
Já o Al Ahly trouxe os cinco jogadores que disputaram a Copa Africana de Nações pelo Egito, que chegou à final e ficou com o vice. Ayman Ashraf, Mohamed Abdelmoneim, Hamdi Fathi, Amr El-Sulya e Mohamed Sherif tiveram chegaram a Cairo na última segunda e embarcaram para Abu Dhabi.
No primeiro tempo, o Palmeiras optou por adiantar a marcação e não deixou os egípcios respirarem em seu campo de defesa. Com isso, os comandados por Pitso Mosimane não conseguiam trocar passes.
E a pressão exercida pela equipe dirigida por Abel Ferreira surtiu efeito aos 39 minutos. Zé Rafael recuperou a bola e achou Dudu. O camisa 7 recebeu pelo meio, deu assistência ‘mágica’ de costas para Raphael Veiga que, cara a cara com o goleiro Lofti, bateu cruzado de direita para abrir o placar.
A segunda etapa começou e o Palmeiras logo aumentou a vantagem. Aos três minutos, Dudu recebeu pela direita, invadiu a área, bateu cruzado e fez um belo gol.
O Al Ahly chegou a diminuir o placar em falha do Weverton. No entanto, Sherif estava impedido e o gol foi anulado após revisão do VAR.
Aos 35 minutos, Ashraf, o capitão do Al Ahly, deu entrada dura em Rony e recebeu amarelo. Após checagem no VAR, o amarelo foi cancelado e o vermelho foi aplicar.
Nos acréscimos, os egípcios tentaram exercer uma pressão no ‘abafa’ e acertaram o travessao de Weverton. Mas, nada que pudesse alterar o resultado e tirar o Verdão da final.
Assista aos melhores momentos do jogo
Dudu dá show
Se em 2021 o camisa 7 viu o Palmeiras no Mundial de Clubes, mas defendia o Al Duhaill, em 2022, Dudu foi decisivo para o Alviverde. No primeiro tempo, passe mágico para Veiga abrir o placar.
Na etapa final, recebeu do próprio meia, invadiu a área egípcia e encheu o pé para fazer o segundo gol.
Raphael Veiga: decisivo
Se na Conmebol Libertadores o meia foi o responsável por abrir o placar na decisão contra o Flamengo, na semifinal do Mundial de Clubes, o camisa 23 mostrou mais uma vez oportunismo.
Após assistência de Dudu, Raphael Veiga não desperdiçou a grande chance que o Palmeiras teve na primeira etapa e balançou as redes do Al Ahly.
‘Invasão’ Alviverde
Desde antes do confronto, os torcedores do Palmeiras já se mostravam em maior número em Abu Dhabi. Dentro do Al Nahyan Stadium, a maioria palmeirense apoiou o time até o fim e viu surtir efeito dentro de campo com a vitória e a ida à final.
Adeus, fantasmas!
Se em 2021 o Verdão caiu na semifinal para o Tigres e teve o próprio Al Ahly como algoz na decisão de terceiro lugar, em 2022, o roteiro foi completamente diferente.
Com gols de Raphael Veiga e Dudu, o clube paulista despachou os egípcios e chegaram à decisão do Mundial de Clubes, objetivo tão esperado pela torcida – que sonha com o título para coroar a campanha vitoriosa do alviverde nos dois últimos anos.
Próximos jogos
Agora, o Palmeiras espera o vencedor da outra semifinal que será disputada por Chelsea e Al Hilal nesta quarta-feira (9), às 13h30. Já o Al Ahly disputará a decisão de terceiro lugar com o perdedor do confronto entre ingleses e sauditas.